domingo, 18 de janeiro de 2015

FUNDADOR DO 'CHARLIE HEBDO' CULPA EDITOR POR MORTES

Charlie Hebdo
Última edição do 'Charlie' (7 milhões de exemplares; a normal é de 60 mil)

Henri Roussel, 80, cofundador do Charlie Hebdo em 1970

Stéphane Charbonnier

FUNDADOR DO CHARLIE HEBDO CULPA EDITOR POR MORTES

“Ele sentiu a necessidade de arrastar a equipe para esse exagero”, disse Henri Roussel, que contribuiu para a edição do primeiro número da Charlie Hebdo, em 1970, sobre Charb, editor do semanário satírico assassinado no atentado de Paris; segundo ele, sua insistência em publicar charges provocativas sobre o profeta Maomé causou a tragédia.

Do "Brasil 247"

Veterano do semanário satírico francês Charlie Hebdo, Henri Roussel acusou o editor-chefe da publicação, Stéphane Charbonnier - conhecido como "Charb" - de ter "arrastado a equipe até a morte".

Segundo ele, sua insistência em publicar charges provocativas sobre o profeta Maomé causou a tragédia. Charb e mais 11 pessoas morreram em um atentado ocorrido em Paris.

Roussel contribuiu para a edição do primeiro número da Charlie Hebdo, em 1970. Em uma carta endereçada ao editor morto, publicada na revista “Nouvel Obs” sob o pseudônimo de "Delfeil de Ton", se refere a Charb como “um sujeito incrível”, mas critica sua teimosia.

"Acredito que somos tolos que corremos um risco desnecessário. Achamos que somos invulneráveis. Durante anos, até décadas, foi uma provocação e, um dia, a provocação se voltaria contra nós", diz Roussel."

FONTE: do jornal digital "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/166895/Fundador-do-Charlie-Hebdo-culpa-editor-por-mortes.htm).

Nenhum comentário: