segunda-feira, 6 de outubro de 2008

GENERAL INGLÊS REVELA: “NÃO VAMOS GANHAR ESTA GUERRA” (DO AFEGANISTÃO)

Li domingo no UOL o seguinte artigo produzido pela agência francesa de notícias “France Presse”:

GENERAL BRITÂNICO DIZ SER POUCO PLAUSÍVEL VITÓRIA MILITAR DECISIVA NO AFEGANISTÃO

“LONDRES, 5 Out 2008 (AFP) - O principal oficial britânico no Afeganistão considera que a opinião pública não deve esperar uma vitória militar decisiva neste país, apenas uma redução da insurreição a um nível aceitável.

O general-de-brigada Mark Carleton-Smith, comandante da 16ª Brigada de Assalto Aéreo, afirmou em entrevista ao Sunday Times que os britânicos devem "moderar as expectativas" sobre o fim do conflico e se preparar para um possível acordo com os talibãs.

"Não vamos ganhar esta guerra. Se trata de reduzir o conflito a um nível administrável para que a insurreição não seja uma ameaça estratégica e possa ser controlada pelo Exército afegão", declarou.

Carleton-Smith disse que as tropas atenuaram a ameaça talibã, mas explicou que "não seria realista e provavelmente pouco plausível" pensar que a força multinacional no Afeganistão possa libertar o país dos grupos armados.

"Nós poderíamos perfeitamente sair do país, deixando um frágil mas duradouro nível de insurreição na zona rural", disse.

O general britânico também destacou que "se os talibãs estiverem prontos para sentar-se à mesa para discutir um acordo político, este é justamente o tipo de progresso que acaba com insurreições como esta".

Para ele, "isto não deve incomodar as pessoas"

Nenhum comentário: