domingo, 12 de outubro de 2008

IBGE: EMPREGO INDUSTRIAL CRESCE PELA 26ª VEZ SEGUIDA

O site do jornal “O Estado de São Paulo” 6ª feira publicou o seguinte texto de Jacqueline Farid, da Agência Estado:

“RIO - O emprego industrial cresceu 2,5% em agosto, na comparação com agosto do ano passado, completando uma seqüência de 26 taxas positivas, nessa base de comparação. Porém, na comparação de agosto ante julho, o emprego no setor caiu 0,1%, na série com ajuste sazonal, informou hoje o IBGE. O resultado inverte dois meses de crescimento da ocupação na indústria em base mensal. Com o resultado, até agosto, o emprego industrial acumula alta de 2,8% no ano e de 3% nos últimos 12 meses.

O índice de média móvel trimestral do emprego na indústria, considerado o principal indicador de tendência, mostra aumento de 0,4% no trimestre encerrado em agosto ante o terminado em julho.

Na comparação com agosto do ano passado, o número de trabalhadores cresceu em 12 dos 18 segmentos e em 12 dos 14 locais pesquisados.

Entre os setores, os maiores impactos positivos na média nacional em agosto ante agosto de 2007 foram dados por máquinas e equipamentos (10,6%); meios de transporte (8,4%); máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (11,7%) e produtos químicos (10,0%).

Por local, as contribuições positivas mais relevantes vieram de São Paulo (2,8%), Minas Gerais (6,3%), Rio Grande do Sul (4%) e região Norte e Centro-Oeste (2,7%).

Em sentido contrário, ainda na comparação com agosto do ano passado, as regiões de Santa Catarina (-1%) e Pernambuco (-3,5%) exerceram as únicas pressões negativas entre as áreas, enquanto, setorialmente, no total do País, as atividades de vestuário (-5,6%), madeira (-10,5%), têxtil (-6,4%) e calçados e artigos de couro (-3,1%) foram os ramos com as principais influências negativas na formação da taxa global, na mesma base de comparação”.

Nenhum comentário: