terça-feira, 7 de outubro de 2008

LULA PARABENIZA JUSTIÇA ELEITORAL

LULA PARABENIZA JUSTIÇA ELEITORAL; TSE DIZ QUE APURAÇÃO FOI A MAIS RÁPIDA DA HISTÓRIA

Gabriela Guerreiro, da Folha Online, em Brasília, escreveu (li ontem no UOL):

“O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse nesta segunda-feira que a apuração dos votos das eleições municipais realizadas neste domingo foi a mais rápida da história do país. Britto afirmou que a apuração foi concluída às 13h19 desta segunda-feira, quase uma hora a menos que as eleições presidenciais de 2006.

"Em termos de rapidez, sem prejuízo da segurança, quebramos todos os recordes. No ano de 2004, a totalização com apuração se ultimou dois dias depois, às 15h59. Em 2006, a eleição foi ultimada em termos de totalização e divulgação no dia seguinte, às 14h55 minutos. Este ano, ultimamos a apuração e divulgação às 13h19 de hoje", afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na noite deste domingo para Britto com o objetivo de cumprimentá-lo pela rapidez na apuração dos votos na maioria dos municípios brasileiros. Britto disse que, na conversa, Lula parabenizou a Justiça Eleitoral pelo "desempenho além das expectativas" na totalização dos votos.

"O Brasil tem hoje uma credencial interna e internacional a partir dessa performance no processo eleitoral, uma tecnologia que é a mais avançada do mundo O diálogo com o presidente foi o mais afável possível, prazeroso, Sua Excelência estava feliz institucionalmente falando e parabenizando a Justiça Eleitoral pelo desempenho além das expectativas."

ATRASOS

Na conversa, Britto tranqüilizou Lula de que o processo eleitoral corria da "melhor forma possível" em todo o país. O presidente do TSE reconheceu, porém, que houve demora na apuração dos votos no Estado de São Paulo devido ao excesso de informações recebidas pelo TSE.

"A capital de São Paulo conseguiu divulgar o resultado antes da meia-noite. O Estado, não", disse.

Britto explicou que a secretaria de informática do TSE aumentou em quatro vezes a projeção para o sistema de totalização dos votos, mas que o número não foi suficiente. "Foi além do habitual quanto à velocidade da entrada dos boletins de urnas, mas ainda ficou aquém da realidade. Para compatibilizar a entrada dos boletins com a nossa capacidade de processamento, sustamos por cerca de 30 minutos porque o sistema pesou", explicou Britto.

O presidente do TSE disse que a Justiça Eleitoral vai reforçar o sistema de informática para evitar que, no segundo turno das eleições, o problema volte a ocorrer com São Paulo. "Isso vai servir de exemplo para o segundo turno e para a próxima eleição. Nós aprendemos com a realidade, com a experiência."

Nenhum comentário: