terça-feira, 7 de outubro de 2008

O BRASIL ATRAI EXECUTIVOS

Li no UOL “Canal Executivo” o seguinte texto:

MELHORES VAGAS DE TRABALHO ESTÃO EM PAÍSES EMERGENTES

“Executivos de todo o mundo consideram, predominantemente, as economias em desenvolvimento mais favoráveis e com mais oportunidades para se trabalhar em detrimento das mais estabelecidas globalmente, como as dos Estados Unidos, Europa e Japão. Entre os entrevistados, 64% apontam o Brasil, a Rússia, a Índia e a China (BRIC) como os que possuem as melhores oportunidades de crescimento profissional, comparados a 22% dos que consideram os Estados Unidos e apenas 9% que escolheram outras economias em desenvolvimento, como Europa Ocidental e o Japão.

O último Executive Quiz anunciado pelo Instituto Korn/Ferry focou nas percepções sobre oportunidades em carreira internacional dos atuais líderes de negócios. De acordo com os resultados, 61% dos entrevistados afirmaram que já receberam oferta internacional de trabalho, e entre eles, 83% se mudariam de seu país de origem para aceitar uma oportunidade para sua carreira. A economia no momento da escolha não afetaria a decisão de aceitar uma atribuição estrangeira em 63% dos casos, enquanto 22% disseram ser mais provável aceitar o convite se o seu país estivesse vivendo um cenário de desaceleração econômica.

Não surpreendentemente, 83% acreditam que oportunidades internacionais têm o potencial de acelerar o próprio crescimento profissional. 82% disseram que aceitariam um trabalho de um ano ou mais, sendo que 24% estariam dispostos a ficar mais de cinco anos. Apenas 12% dos entrevistados disseram não aceitar uma posição internacional por qualquer período de tempo.

Predominantemente, a principal barreira para aceitar um convite internacional leva em consideração questões familiares (62%), seguida pelo idioma (13%), dificuldades de retorno ao país de origem (8%), segurança (5%), custo (5%) e padrão de vida (4%).

"Os líderes de hoje precisam estar atentos e ter conhecimento sobre as tendências mais marcantes, sobre a economia e a cultura dos mercados internacionais, para seu crescimento profissional", afirma Sérgio Averbach, presidente da Korn/Ferry no Brasil. "O encantamento pelos mercados emergentes apresenta oportunidades significativas em um momento de grandes mudanças. Os resultados de nossa pesquisa demonstram como os executivos estão propensos à mobilidade, que é cada vez mais um pré-requisito para o executivo de alta direção em empresas globais, bem como em empresas brasileiras em processo de internacionalização".

O Executive Quiz é baseado em uma pesquisa global de executivos registrados no Executive Center online da empresa, ekornferry.com. Entrevistados de mais de 70 países, representando um amplo espectro da indústria e áreas funcionais, participaram deste Executive Quiz realizado entre julho e agosto de 2008. Site: http://www.kornferry.com”.

Nenhum comentário: