terça-feira, 14 de outubro de 2008

PIG PROCLAMA A CONTENÇÃO DO GASTO PÚBLICO. FMI MANDA GASTAR

O Partido da Imprensa Golpista-PIG tem martelado nos nossos ouvidos a crítica ao governo Lula de que, com a grave crise norte-americana, não está havendo no Brasil a “contenção do gasto público” e “a necessária paralisação do PAC”. Porém, o FMI propugna o contrário.

A agência Lusa – Agência de Notícias de Portugal S. A- ontem publicou (li no UOL):

FMI ALERTA GOVERNOS PARA ESTIMULAREM ATIVIDADE ECONÔMICA

“Washington, 13 out (Lusa) - O presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) apelou nesta segunda-feira aos governos para criarem planos de estímulo para as suas economias, já que tomar medidas contra a turbulência dos mercados financeiros "é essencial, mas não suficiente".

"Temos de utilizar todos os instrumentos da moderna política macroeconômica para limitar os danos na economia real", disse Dominique Strauss-Kahn, falando no encontro anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos.

"Nas economias avançadas, isto significa fazer uso da política fiscal para diminuir as pressões, sobretudo nos setores financeiro e imobiliário", acrescentou Strauss-Kahn, realçando a necessidade de os governos fazerem cortes nos impostos ou aumentarem os gastos estatais.

O presidente do FMI falava depois de um fim de semana de reuniões importantes, em que governos e responsáveis por instituições econômicas prometeram mobilizar todos os instrumentos para proteger o sistema financeiro internacional.

No domingo, os governos europeus adotaram uma posição comum para garantir as operações de refinanciamento dos bancos da zona do euro, até 31 de dezembro de 2009”.

Nenhum comentário: