quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PRESIDENTE DO CHILE CHAMA CRISE EM PAÍSES RICOS DE "IRONIA DA VIDA"

A agência espanhola de notícias Efe ontem produziu, em Buenos Aires, o seguinte artigo:

“A presidente do Chile, Michelle Bachelet, classificou de "ironias da vida" o fato de países ricos "que ensinavam à América Latina a organizar e modernizar os mercados e o Estado" estarem em crise "por falta de regulação".

Durante visita a Buenos Aires hoje, Bachelet reuniu-se com sua colega argentina, Cristina Kirchner, com quem compartilhou preocupação pela crise financeira global e analisou uma possível resposta regional a este problema.

"Por anos, países ricos e centros financeiros internacionais nos ensinavam a organizar e modernizar nossos mercados e nosso Estado (...) e vemos que os países ricos, por falta de regulação, entram em crise", reiterou.

Neste sentido, Bachelet disse que o Chile aplicou "uma série de medidas e lições ensinadas pelos países mais desenvolvidos: uma institucionalidade fiscal adequada, transparência nas compras públicas, um sistema financeiro regulado".

"Não achamos que o mercado resolva tudo. Acreditamos em regulações que organizem o mercado e que permitam ao Estado garantir a justiça social", acrescentou.

Bachelet anunciou que a presidente argentina fará sua primeira visita oficial ao Chile em 4 e 5 de dezembro próximos, na comemoração pelos 30 anos do início da mediação papal no conflito entre os dois países pela soberania no Canal de Beagle.

Bachelet, que ocupa temporariamente a presidência da Unasul (União de Nações Sul-americanas), também destacou a rapidez com que seus 12 países-membros "se uniram por uma Bolívia unida, em paz e em democracia" depois da tentativa de golpe de Estado civil denunciado pelo governo de Evo Morales”.

Nenhum comentário: