domingo, 5 de outubro de 2008

SP TERÁ 1ª FÁBRICA DE SEMICONDUTORES DA AL

Li na Folha de São Paulo o seguinte texto de Ligia Sotratti

“A companhia norte-americana Symetrix Corporation e o grupo Encalso-Damha, com o apoio da Unesp (Universidade Estadual Paulista), anunciaram a instalação em São Carlos (SP) da primeira fábrica de semicondutores da América Latina.

A empresa deverá ser instalada no Parque Ecotecnológico de São Carlos, a partir do segundo semestre de 2009. O investimento inicial, segundo a Unesp, é de US$ 150 milhões, mas o aporte total de recursos pode chegar a R$ 1 bilhão.

A indústria vai produzir memórias ferroelétricas e sensores de infravermelho para a indústria automotiva. Há várias aplicações dos chips de memórias ferroelétricas, como em telefonia celular, cartões de controle de pacientes em hospitais e em ônibus e metrô.

"No controle de transporte de passageiros, é como se fosse um cartão de crédito. A pessoa pode passar com o cartão no bolso que o sistema já realiza o débito, a leitura é rápida, não é como os cartões atuais, que você precisa passar um a um", explica José Arana Varela, pró-reitor da Unesp e docente do Instituto de Química da universidade, em Araraquara.

Outra vantagem é a durabilidade do chip. "A memória não tem prazo de validade", disse. A produção deve chegar a 100 milhões de unidades por ano.

Segundo Ricardo Castello Branco, diretor comercial da Symetrix System -empresa criada por meio da parceria da Symetrix-Damha-, São Carlos foi escolhida por ter mão-de-obra qualificada, com piso salarial menor em relação ao restante do mundo, e por incentivos fiscais do governo federal.

"É um grande sonho nacional ter uma empresa de semicondutores, porque hoje o mercado mundial movimenta mais de U$ 300 bilhões e nós importamos esse material", afirma.

Para desenvolver o chip foi estabelecida parceria com o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, do Instituto de Química, que tem pesquisa nessa área, segundo Varela.

A produção deve ter início daqui a dois anos e meio. Nos primeiros três anos de funcionamento da fábrica, a expectativa é que o investimento crie 700 empregos diretos.
Para o prefeito de São Carlos, Newton Lima (PT), a iniciativa "consolida a cidade como pólo de alta tecnologia, além de proporcionar o desenvolvimento da região."

Nenhum comentário: