sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A CONEXÃO MINAS-SÃO PAULO-PARIS


Por Brizola Neto

“Caro leitor, os tucanos são mesmo o centro do mundo. Não é uma glória?

Saibam que o embrulho em que está metida a espécie é assunto nos cafés de Paris, a crermos no que escreveu [quarta-feira, 8] o mais ilustre membro de sua intelectualidade, o acadêmico Merval Pereira, no “Le Monde”, digo, no “Le Globe”:

Nos últimos dias, cresceu a boataria, ouvida até aqui em Paris, em torno de uma possível tendência de Aécio de não concorrer à Presidência em 2014, retornando a seu estado na qualidade, novamente, de candidato a governador, para reorganizar suas forças e disputar em 2018

Voilá! Quer dizer, então, que nem o apoio explícito do Barão de Higienópolis, Fernando Henrique Cardoso, faz o senador Aécio Neves animar-se a disputar a eleição contra o candidato de um governo incapaz, que desperdiça o tempo, que desindustrializa o país e é dirigido por “um poste” político?

Ou será que a mineirice restante em Aécio, ao receber o beijo da morte de FHC, está fazendo-o partir para o carioquíssimo “me inclua fora desta”?

“Boutades” à parte, a análise do intelectual monoautoral de “O Globo” confirma o que se vem dizendo: Serra está emparedado:

(…) "para se decidir a disputar a prefeitura paulistana, Serra tem antes que se decidir a abrir mão do sonho da Presidência da República, convencendo-se de que, desta vez, o candidato óbvio, como disse Fernando Henrique, é o senador Aécio Neves. Serra, até o momento, está convencido de que a política brasileira é muito volúvel e que o jogo não está ainda jogado.”

Volúvel? Pelo amor de Deus, faz mais de uma década que temos os dois mesmos grandes antagonistas na disputa presidencial, diretamente ou por figuras que os encarnam (e, no caso de FHC, as figuras ficam loucas para desencarná-lo).

O que acontece, é obvio; é que Serra, em 2012 - como Aécio, em 2014 – enxergam as candidaturas como uma espécie de matadouro político, no caso do primeiro, ou a aposição de um estigma, no caso do segundo.

Aécio, com seu mandato de senador ainda por quatro anos, não teme nenhum outro prejuízo com uma derrota eleitoral senão o de ficar marcado como candidato da direita mais reacionária, na medida em que o quadro de isolamento dos tucanos – que hoje só contam com suas velhas figuras de proa e o amor eterno do que resta do DEM e do PPS. “Neves” que é, jamais foi esse o desejo de Aécio, que sabe que sua chance, mesmo que mais velho, é se apresentar como “o novo” e não como o “anti”, agregando parte da base de apoio que tiveram e têm Lula e Dilma.

De qualquer forma, o artigo é preciosa fonte de informação sobre como Alckmin pretende ser o paladino da ordem e como Kassab faz de tudo para não ser “o saco de pancadas”.

E fica, da leitura, a difusa visão de que, quase um século depois, a grande luta política deste país é entre trabalhistas (embora boa parte deles tenham horror ao nome e ao sentido histórico disso) e a aliança café-com-leite das oligarquias paulista e mineira, refinada pelo croissant parisiense da pseudointelectualidade afetada.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/a-conexao-minas-sao-paulo-paris/).

Nenhum comentário: