sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PETROBRAS COMPROVA EXISTÊNCIA DE RESERVATÓRIO GIGANTE


Da agência norte-americana de notícias Reuters

PETROBRAS CONFIRMA POTENCIAL GIGANTE DE FRANCO

“A Petrobras concluiu a perfuração do primeiro poço na cessão onerosa e comprovou a existência de reservatório gigante na área exploratória localizada no pré-sal da bacia de Santos.

"Os resultados obtidos comprovaram a extensão dos reservatórios de óleo localizados a noroeste do poço descobridor da área de Franco", disse a companhia em comunicado na quarta-feira.

"As reservas de toda a área de Franco podem conter cerca de 6 bilhões de barris", disse o presidente da Petrobras na ocasião da cessão onerosa, em 2010.

Desse total, até 3 bilhões de barris na área de Franco foram cedidos pela União à estatal. O volume restante continua nas mãos da União porque não fizeram parte da cessão onerosa.

Outros dois bilhões de barris, distribuídos em outras áreas da mesma região do pré-sal, foram cedidos no mesmo processo de capitalização da petroleira brasileira, num total de 5 bilhões de barris nesse processo.

Segundo comunicado da Petrobras, a perfuração mostrou, ainda, que o petróleo é de boa qualidade, de 28 graus API.

"Em seguida, será realizado teste de formação para avaliar a produtividade do poço e a Petrobras dará continuidade às atividades e investimentos previstos no “Programa Exploratório Obrigatório” (PEO) do contrato de Cessão Onerosa, incluindo, também, a aquisição de dados sísmicos em 3D na área", acrescentou a empresa.

Em estimativa preliminar, antes da cessão onerosa, a ANP estimou volume de 4,5 bilhões de barris em Franco.”

FONTE: divulgado pela agência norte-americana de notícias Reuters e transcrito no portal do jornalista Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/petrobras-comprova-existencia-de-reservatorio-gigante#more) [Imagem do blog “Fatos e Dados”, da Petrobras].

Nenhum comentário: