segunda-feira, 13 de abril de 2015

ERRATA SOBRE "OBAMA ELOGIA DILMA: "PRECISOU UMA MULHER ASSUMIR O PODER PARA COMEÇAR A LIMPAR A CORRUPÇÃO NO BRASIL"




Obama: “precisou-se uma mulher assumir o poder, para se começar a limpar a corrupção no Brasil”

[OBS deste blog 'democracia&política': ver ERRATA ao fim desta postagem]

Por Miguel do Rosário

"Essa é para matar coxinha.


O principal elogio de Barack Obama à presidenta Dilma, e foram muitos elogios, foi a sua firmeza no combate à corrupção.

Obama disse, literalmente: “Precisou-se que uma mulher chegasse ao poder para se começar a limpar a corrupção”.

De fato, os zumbis que saem às ruas pedindo intervenção militar, em inglês, por causa da corrupção, são pobres coitados lobotomizados pela mídia.

Não fosse a autonomia que Dilma deu à Polícia Federal, e o respeito com que tratou o Ministério Público, mesmo os seus setores mais radicalizados contra o governo, não haveria o combate à corrupção que vemos hoje.

Acho que os coxinhas vão precisar falar outra língua. O inglês não está dando certo.

No Portal Metrópole:

"Na Cúpula das Américas, Obama elogia Dilma e diz que Brasil é exemplo de combate a corrupção

Depois de um ano, a presidente Dilma Rousseff ouviu finalmente um pedido de desculpas do presidente dos EUA pela espionagem da agência americana no Brasil. Em discurso, o presidente Barack Obama soltou série de elogios sobre a presidente e disse que o Brasil é um exemplo de combate a corrupção.

Da Redação do Portal Metrópolecom informações do "Estadão"

A presidente Dilma Rousseff ouviu finalmente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um tipo de pedido de desculpas, ainda que não tradicional, pela espionagem levada a cabo pela "National Security Agency" sobre o governo e empresas brasileiras. Ao responder se a crise estabelecida em 2013 pela descoberta da espionagem estava superada pela marcação da visita aos EUA para junho deste ano, Dilma revelou o que o presidente americano lhe falou durante a reunião bilateral de hoje: que ele lhe ligará quando quiser saber algo do Brasil.

O governo americano não disse só para o Brasil, mas disse para todos os países do mundo que os países amigos, os países irmãos não seriam espionados. E também tem uma declaração do presidente Obama: ele falou pra mim que quando ele quiser saber qualquer coisa, ele liga pra mim. (Eu) não só atendo, como fico muito feliz”, contou.

O encontro dos dois presidentes durou cerca de meia hora. De acordo com a presidente, os dois trataram dos temas de cooperação que o Brasil quer ver avançar na visita, entre eles cooperação na área de energias alternativas, educação, defesa e o programa "Open Skies" para a aviação civil.

Em discurso na "Cúpula das Américas", a presidente ouviu elogios do presidente Barack Obama: “Vejam só o exemplo do Brasil, em combate a corrupção… Precisou-se que uma mulher chegasse ao poder para se começar a limpar a corrupção”, disse ele.

Descontraída, a presidente agradeceu quando foi elogiada pela elegância. E, ao ser perguntada se o presidente americano havia comentado sua nova silhueta – Dilma perdeu 16 quilos -, respondeu: “Olha, ele não elogiou. Mas eu gostaria que tivesse elogiado.

Confira o artigo original no "Portal Metrópole": http://www.portalmetropole.com/2015/04/no-brasil-precisou-que-uma-mulher.html#ixzz3X6mw7qU2

FONTE: do Portal Metrópole; transcrito e comentado por Miguel do Rosário no blog "Tijolaço" (http://tijolaco.com.br/blog/?p=26258).

COMPLEMENTAÇÃO: ERRATA

Pedimos desculpas aos leitores. Fala de Obama sobre Dilma não é confirmada

Por Miguel do Rosário



"Pedimos desculpas aos leitores pelo post publicado no final de semana, que menciona um elogio do presidente Obama à presidenta Dilma.

O post, já deletado, intitulava-se: “Obama: foi preciso que uma mulher chegasse ao poder, para se começar a limpar a corrupção no Brasil”.

A fonte da notícia era o blog Portal Metrópole, que por sua vez citava o Estadão.

Entramos em contato com o blog, que não deu explicações satisfatórias. A notícia do Estadão que, supostamente, embasaria o post do Portal Metrópole, também não traz a informação publicada.

Demorei um pouco para me decidir a deletar porque achei que a declaração de Obama pudesse ter acontecido em algum momento informal, fora do discurso registrado do presidente dos EUA, assim como foi o elogio de Obama a Lula, anos atrás, dizendo que “Lula é o cara”.

Não era uma notícia absurda, porque o governo americano, em outra oportunidade, fez elogios públicos à luta contra a corrupção no governo Dilma, através da secretária de Estado, Hillary Clinton, conforme se pode ver na imagem acima e consta, agora sim, em inúmeras fontes confiáveis.

Trecho de matéria publicada na BBC: “Seu comprometimento [de Dilma] com abertura e transparência, sua luta contra a corrupção estão estabelecendo um padrão global”, disse a secretária de Estado americana Hillary Clinton, durante encontro da Parceria para Governo Aberto – iniciativa liderada pelo Brasil e pelos EUA que reúne 55 países dispostos a melhorar suas práticas para aumentar a transparência e combater a corrupção.

Desde a declaração de Clinton até hoje, o período Dilma assistiu inúmeras investigações corajosas contra a corrupção, inclusive atingindo partidos governistas e servidores federais. Às vezes criticamos exageros, a tentativa de manipulação desses escândalos pela imprensa, e até mesmo a cooptação de setores mais partidarizados do MP.

Mas não negamos um fato: a luta contra a corrupção, para ser objetiva, tem de atingir o governo e os partidos governistas. Só assim se luta de verdade contra a corrupção.

Não vou repetir, contudo, o que disse a Folha, quando resolveu pedir desculpas pela publicação, na primeira página do jornal, de uma ficha falsa de Dilma: o jornal disse, textualmente que a veracidade da ficha “não pode ser assegurada -bem como não pode ser descartada.”

Ali Kamel, certa feita, ao se confrontar com acusações nas redes sociais contra publicação, na Globo, de notícias não confirmadas, alegou que o jornal estava apenas “testando hipóteses“.

Isso não existe.

Não existem provas científicas de um monte de coisa, mas o jornalismo, que eu saiba, só deveria publicar fatos confirmados.

Só quem publica diálogos mediúnicos, sem necessidade nenhuma de confirmação, sem apresentação de fontes, nada, é o blogueiro e colunista Ricardo Noblat, jornalista da maior empresa de mídia no país, a Globo. Ele acaba de fazer isso novamente, ao citar uma história de briga de cabides entre Dilma e uma camareira.

A história é reproduzida por jornalistas famosos. Ninguém se preocupa com o básico: confirmar a história.

Mas a Globo pode contar qualquer mentira. Credibilidade, para nossa grande mídia, é uma quimera.

Para nós, do Tijolaço, credibilidade é a única coisa que temos.

Então, mais uma vez, desculpa pela publicação de uma notícia sem confirmação.

Prometo ficar mais atento."

FONTE da ERRATA: escrito pelo jornalista Miguel do Rosário no blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=26294).

Nenhum comentário: