sexta-feira, 10 de abril de 2015

"LAVA JATO": DELATOR DESDIZ TUDO O QUE DISSE





LAVA JATO: COSTA DESDIZ TUDO O QUE DISSE

"O ex-diretor Paulo Roberto Costa mudou a versão que apresentou em seu acordo de delação e agora diz que as obras da Petrobras investigadas na Operação Lava Jato não eram superfaturadas. 


A nova versão está em petição enviada na quinta (9) à Justiça. Em depoimento como delator em 2 de setembro do ano passado, Costa dizia que "empresas fixavam em suas propostas uma margem de sobrepreço de cerca de 3% em média, a fim de gerarem um excedente de recursos a serem repassados aos políticos". Agora ele diz que os preços seguiam os parâmetros da estatal e o percentual das obras que era desviado para partidos, entre 1% e 3% do valor do contrato, "eram retirados da margem de lucro das empresas". Se não houve superfaturamento das obras, prisões de empreiteiros perdem sentido.

Do "Brasil 247"

O ex-diretor Paulo Roberto Costa mudou a versão que apresentou em seu acordo de delação e agora diz que as obras da Petrobras investigadas na Operação Lava Jato não eram superfaturadas. A nova versão está em petição enviada na quinta (9) à Justiça. Em depoimento como delator em 2 de setembro do ano passado, Costa dizia que "empresas fixavam em suas propostas uma margem de sobrepreço de cerca de 3% em média, a fim de gerarem um excedente de recursos a serem repassados aos políticos". Agora, ele diz que os preços seguiam os parâmetros da estatal e o percentual das obras que era desviado para partidos, entre 1% e 3% do valor do contrato, "eram retirados da margem de lucro das empresas".

A delação foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal em 29 de setembro do ano passado. Ele poderá perder benefícios caso a Justiça constate que houve rompimento do acordo. A acusação de que as obras tinham sobrepreço faz parte de uma denúncia apresentada em março pelos procuradores da Lava Jato, mas ainda não há estimativa do valor. A denúncia já foi aceita pelo juiz federal Sergio Moro, e Costa figura como um dos réus. O TCU (Tribunal de Contas da União) também apontou superfaturamento em uma série de obras investigadas pela Lava Jato.

A defesa de Costa cita um exemplo hipotético [sobre] superfaturamento nas obras [
de que não teria havido]: "Se uma empresa oferecia uma proposta 15% acima do orçamento básico e repassava os 3%, ela ficava com lucro de 12%; no caso de não repasse ficaria com um lucro de 15%". Costa refuta também que cuidasse da lavagem do dinheiro desviado das obras. Costa nega também que ele e o doleiro Alberto Youssef recebessem uma lista que citava as obras e as empresas que seriam vencedoras de cada uma delas."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/176591/Lava-Jato-Costa-desdiz-tudo-o-que-disse.htm).[Trechos entre colchetes acrescentados por este blog].


COMPLEMENTAÇÃO

Do portal "Conversa Afiada":
Paulo Roberto, o delator que desdelata !

Como disse o Gabrielli: da Petrobras é que não roubaram!



"Na Fel-lha (ver no ABC do C Af):

PAULO ROBERTO COSTA MUDA DELAÇÃO E DIZ QUE NÃO HAVIA SOBREPREÇO EM OBRAS

"Ex-diretor da Petrobras afirma agora que repasses a partidos saíam da margem de lucro das empreiteiras

Não se pode dizer que houve sobrepreço”.

De acordo com essa nova versão, que coincide com a das empreiteiras, a Petrobras não teria pago a mais pelas obras…

A delação de Costa foi homologada pelo Supremo em setembro de 2014…

A acusação de que obras tinham sobrepreço está na denúncia apresentada em março pelos procuradores (fanfarrões – PHA).

Mario Cesar Carvalho e Graciliano Rocha, da "Folha de São Paulo", assinam a reportagem.

E agora, Juiz Moro ?

Qual a delação que vale ?

A do sobrepreço ou a do não-sobrepreço ?

Essas delações, Dr Moro, desculpe a franqueza, têm a credibilidade de uma manchete do "jornal nacional" !

Ou de uma capa do detrito sólido de maré baixa (ver noABC do C Af).

Como aquela delação do Youssef, na véspera da eleição do segundo turno, que tomou oito pontos percentuais da Dilma, em São Paulo: "a Dilma sabia de tudo!"

Lembra, Dr Moro ?

Como disse o respeitável Ministro Dipp – um dia, Dr Moro, o senhor terá a autoridade profissional do Dr Dipp … um dia … – essas delações da Lava Jato não valem uma denúncia do Faustão.

Quando a poeira sentar e o "Globo" desistir do impítim – só o Ataulfo Merval ainda acredita nele– e essas decisões da Vara Moro deixarem a Vara do Moro, nesse dia, das delações do Paulo Roberto, do Youssef – esse herói da Democracia pigal – e do Barusco não sobrará mais do que o papel velho desses jornais que passam por baixo da porta do Vasco.

Em tempo: não deixe de assistir à entrevista que Sergio Gabrielli deu ao Conversa Afiada, em que demonstra que não tinha como pegar o Paulo Roberto, porque o roubo não foi na Petrobras.

Em tempo2: como se viu quinta-feira (09/04) na CPI da "GloboNews", o Vaccari, com dignidade e o apoio do excelente advogado Flavia D’Urso, despiu o caráter da Oposição – a dos ratos e o destempero parlamentar, psicológico e moral de um líder tucano, de sobrenome Sampaio.

Quem é mesmo esse Sampaio ?

Líder de quem ?

Do PSDB !

Mas podia ser da Força Sindical !

Em tempo3: e o PiG achava que o Vaccari ia “confessar” !

FONTE: escrito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no seu portal "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/04/10/paulo-roberto-o-delator-que-desdelata/).

Nenhum comentário: