domingo, 5 de julho de 2015

EUA DEMONSTRAM NÃO SER PARCEIROS CONFIÁVEIS




ALERTA PARA OS QUE QUEREM A ALCA: EUA ESPIONARAM MINISTROS E ATÉ DENTRO DO AVIÃO PRESIDENCIAL DE DILMA

EUA ESPIONARAM MINISTROS DE DILMA, DIZ WIKILEAKS

"Apenas quatro dias depois da presidente Dilma Rousseff receber do presidente Barack Obama garantias de que os Estados Unidos acabaram com o programa de espionagem, o site 'WikiLeaks' divulgou no sábado, 4, que a 'Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos' (NSA) espionou vários membros do alto escalão do governo brasileiro. 


Segundo o site, 29 números de telefone relacionados ao governo foram interceptados. Na lista, aparecem o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o então secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, hoje ministro do Planejamento, do ministro relações exteriores Luiz Alberto Figueiredo Machado, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito Carvalho Siqueira, além de um diretor do Banco Central.

Da agência norte-americana de notícias "Reuters"

A "Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos" (NSA) espionou vários membros do alto escalão do governo brasileiro, além da presidente Dilma Rousseff, como parte de seu programa de monitoramento de governos estrangeiros, revelou o site "WikiLeaks" no sábado, 4.

De acordo com o "WikiLeaks", foram espionados pela NSA 29 números de telefone relacionados ao governo, incluindo o do então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e do então secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, atual ministro do Planejamento.

A lista também aponta como alvos de espionagem uma autoridade da área internacional do Banco Central, o ex-ministro de relações exteriores Luiz Alberto Figueiredo Machado, atual embaixador do Brasil nos EUA, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito Carvalho Siqueira.

Também tiveram os telefones grampeados uma secretária e um assistente de Dilma, de acordo com a lista divulgada pelo "WikiLeaks", além de telefones de representações brasileiras no exterior e até do avião presidencial.

As novas denúncias de espionagem acontecem dias após Dilma ter feito viagem oficial aos Estados Unidos pela primeira vez desde que cancelou uma visita de Estado em 2013 devido à revelação do ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden de que tinha sido espionada pelos EUA.

Dilma se reuniu em Washington com o presidente norte-americano, Barack Obama, na terça-feira, e disse confiar que os EUA não estão mais espionando as comunicações de países aliados, num encontro para virar a página do escândalo de espionagem que abalou as relações bilaterais."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/187593/EUA-espionaram-ministros-de-Dilma-diz-WikiLeaks.htm). [Título e subtítulo acrescentados por este blog 'democracia&política'].


COMPLEMENTAÇÃO

EUA grampearam Dilma, ex-ministros e avião presidencial, revela WikiLeaks

Site teve acesso a 29 números espionados no início da gestão da petista. Entre alvos da agência norte-americana está o ex-ministro Antonio Palocci.

Do G1, em Brasília, com informações da Globonews

"O site 'WikiLeaks', que vem revelando nos últimos anos documentos sigilosos da diplomacia norte-americana, divulgou ontem, sábado (4), uma lista classificada pela Agência de Segurança 
Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos como "ultrassecreta", a qual revela que, além da própria presidente Dilma Rousseff, 29 telefones do governo petista – incluindo o de ministros, diplomatas e assessores – foram espionados pela agência de inteligência.

O telefone via satélite "Inmarsat" instalado no avião presidencial, com o qual Dilma se comunica com o mundo quando está a bordo da aeronave, é um dos 29 números grampeados pela NSA. Os números telefônicos foram monitorados no início da gestão Dilma.

A "GloboNews", em parceria com a publicação online "The Intercept", divulgou no sábado, simultaneamente com o WikiLeaks, a relação de alvos brasileiros da NSA.


Entre outros nomes, estavam na lista da NSA o ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci; o atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que, à época, ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, responsável pela segurança da presidente da República; e o ex-ministro das Relações Exteriores e atual embaixador do Brasil em Washington Luiz Alberto Figueiredo, então subsecretário-geral de Meio Ambiente.

A relação vazada pelo WikiLeaks também mostra que quatro números do escritório da presidente no Palácio do Planalto eram monitorados pelos espiões dos EUA, além dos telefones do assessor pessoal da petista, Anderson Dornelles, e da secretária Nilce.

Os grampos norte-americanos, revela a lista do "WikiLeaks", também foram instalados em embaixadas, no Banco Central e na residência de diplomatas.

Ao G1, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou no sábado que, mesmo diante do detalhamento dos grampos dos Estados Unidos, para o Palácio do Planalto o episódio da espionagem norte-americana está "superado".

Na relação divulgada, além de Palocci, Nelson Barbosa, José Elito e Figueiredo, aparecem outros alvos da espionagem norte-americana no Brasil:

- André Amado, diplomata da Subsecretaria de Ambiente e Tecnologia
- Everton Vargas, ex-embaixador do Brasil em Berlim
- Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, subsecretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
- José Maurício Bustani, embaixador do Brasil na França, que foi removido da Diretoria da Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas por pressão do governo norte-americano
- Luiz Awazu Pereira da Silva, ex-diretor da área internacional do Banco Central
- Luiz Balduíno, atual secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
- Luiz Filipe de Macêdo Soares, ex-representante permanente do Brasil junto à conferência de desarmamento, em Genebra
- Marcos Raposo, ex-embaixador do Brasil no México e chefe do cerimonial da Presidência da República
- Paulo Cordeiro, da Secretaria de Assuntos Políticos
- Roberto Doring, assessor do ministro das Relações Exteriores
- Valdemar Leão, assessor financeiro do Itamaraty

O vazamento das informações ultrassecretas ocorreu na mesma semana em que a presidente brasileira fez sua primeira visita oficial à Casa Branca desde que veio à tona que ela tinha sido alvo de grampo dos Estados Unidos.

Em 2013, a revelação de que Dilma havia sido espionada pela agência norte-americana gerou uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Indignada com a espionagem, a presidente brasileira cancelou, à época, uma visita de Estado (a mais alta da diplomacia) agendada para Washington e condenou duramente as ações de espionagem dos EUA na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.

No mês passado, quase dois anos depois do início do mal-estar diplomático com a Casa Branca, Dilma afirmou ao jornal belga "Le Soir" que a crise gerada por conta do episódio da espionagem era “uma questão do passado”. Em meio à visita oficial da última semana, o tema não ganhou destaque por parte dos chefes de Estado do Brasil e dos EUA.

Indagada em uma coletiva de imprensa concedida na última terça (30) na Casa Branca sobre se a crise diplomática gerada pelos grampos estava superada, a presidente brasileira chegou a brincar com o fato de ter sido espionada. Ao lado de Barack Obama, Dilma voltou a dizer que o colega norte-americano havia lhe prometido que, se quisesse saber qualquer coisa sobre o Brasil, ele ligaria para ela.

Códigos da espionagem

Em 2013, os documentos sigilosos vazados pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden revelaram que os EUA monitoraram atividades de outros países e de seus líderes, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel. O material obtido por Snowden revelou que os espiões interceptaram e-mail e telefonemas da presidente brasileira.

No entanto, apesar de mostrar como foi feita espionagem de comunicações de Dilma com seus principais assessores, o documento havia sido manipulado para esconder quem eram as pessoas ligadas à presidente que eram monitoradas. É justamente essa lista que foi revelada no sábado pelo "WikiLeaks".

Um dos programas usados pela NSA é chamado de "DNI Selectors", que, segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usuário faz na internet, incluindo o conteúdo de e-mails, e sites visitados.

O programa de espionagem à presidente tinha um código: S2C42. Esse número aparece junto a alguns dos nomes revelados agora. É o código para espionagem de questões políticas relacionadas ao Brasil.

A lista revela outra operação, com código S2C51: é a mesma que grampeou três presidentes franceses e tinha como objetivo [dentre muitos outros] espionar a evolução financeira mundial.

No Brasil, os alvos classificados com o código S2C51 foram Nelson Barbosa, Luiz Balduíno, Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, um homem identificado como Carvalho, que, segundo a "GloboNews", pode ser Luiz Eduardo Melin de Carvalho e Silva, ex-chefe de gabinete do ministro da Fazenda até janeiro de 2011, e Luiz Awazu Pereira da Silva.

Julian Assange

Recluso há três anos na embaixada do Equador em Londres, o fundador e editor-chefe do "WikiLeaks", o australiano Julian Assange, se manifestou no sábado sobre os grampos em telefones do governo brasileiro por meio de um comunicado publicado no site. No texto, Assange levantou suspeitas sobre eventuais informações privilegiadas dos Estados Unidos, obtidas por meio de grampos, que possam beneficiar empresas norte-americanas nas concessões que serão feitas pelo governo federal na área de infraestrutura.

"Se a presidente Dilma Rousseff quer ver mais investimentos dos EUA no Brasil na esteira de sua recente viagem ao país, como ela afirma, como ela pode assegurar às empresas brasileiras que as companhias norte-americanas não têm vantagem proporcionada por essa vigilância. Até que ponto ela pode realmente garantir que a espionagem foi encerrada - não apenas sobre ela, mas sobre todas as questões brasileiras", ressaltou Assange no comunicado.

Na visão do fundador do "WikiLeaks", a Casa Branca tem de percorrer um "longo caminho" para provar que não monitora mais autoridades de países considerados "amigos".

"Nossa publicação mostra hoje que os EUA têm um longo caminho a percorrer para provar que sua vigilância sobre os governos "amigos" terminou. Os EUA têm monitorado não apenas a presidente Rousseff, mas as pessoas-chave do governo, com quem ela fala com todos os dias", enfatizou.

Na tentativa de deixar a embaixada equatoriana, ele pediu asilo político a França em uma carta dirigida ao presidente François Hollande e publicada pelo jornal "Le Monde". Na sexta (3), o governo francês rejeitou a solicitação de Assange."


FONTE da complementação: do portal "G1", em Brasília, com informações da "Globonews". Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n89997).

Nenhum comentário: