A nova esposa de FHC e um imóvel de 950 mil reais em Higienópolis
Por Renato Rovai, editor do blog "Revista Fórum"
"No dia 2 de dezembro do ano passado, a nova esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso [84], Patrícia Kundrát, 39 anos, firmou a compra de um apartamento de 150 metros de área total localizado no bairro de Higienópolis, na altura do número 700 da Avenida Angélica.
O compromisso foi oficializado no 14º Tabelião de Notas, o Cartório Vanpré, localizado em Pinheiros. E o valor da compra [o declarado] foi de 950 mil reais.
A negociação foi intermediada por uma imobiliária de Higienópolis cujos serviços o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já utilizou em outras ocasiões. Durante o processo de escolha, FHC visitou os apartamentos junto com Patrícia.
Além de FHC, também esteve no imóvel escolhido por Patrícia uma das filhas do ex-presidente.
Patrícia não pretende se mudar para o novo apartamento. Ela deve continuar morando com FHC no imóvel de 450 metros na Rua Rio de Janeiro, também em Higienópolis, que o ex-presidente "comprou" de um banqueiro quando deixou a presidência da República. A história da "compra" desse imóvel é abordada pelo jornalista Luís Nassif neste post.
Patrícia é considerada uma mulher discreta. Ela assessora o ex-presidente no seu Instituto e o conheceu lá quando ainda trabalhava como assistente de Sérgio Fausto, um dos diretores executivos da instituição [Lá, ela se apaixonou pelo multimilionário octogenário 50 anos mais velho. O casamento foi lindo]. Uma reportagem da [tucana] Folha de S. Paulo de 2014 permite entender melhor a história do casal.
No mercado imobiliário, a compra desse apartamento foi tratada como um presente de FHC. O casal assinou numa cerimônia discreta um contrato de união estável com separação de bens no início de 2014. Presentear Patrícia com esse imóvel teria sido uma decisão do ex-presidente para deixar algo em vida para a nova esposa.
A negociação, porém, ocorreu com um cheque administrativo de Patrícia e por isso não é possível saber se os recursos que viabilizaram a compra foram de uma doação de Fernando Henrique. O blogue não tem condições de afirmar que o apartamento foi um presente de FHC.
Além disso, não há ilegalidade em [o multimilionário] Fernando Henrique Cardoso presentear sua atual esposa. E ele, ao que parece, teria condições de fazê-lo.
Ele e Lula são palestrantes e além disso recebem aposentadorias mensais [FHC se aposentou aos 37 anos]. O valor das palestras de Lula era até o ano passado maior do que as de FHC, que, no entanto, também não costuma cobrar valores desprezíveis das empresas e instituições que lhe procuram.
Lula cobrava aproximadamente 100 mil dólares e FHC 50 mil dólares para eventos internacionais. Em eventos nacionais os valores de ambos são menores.
O ex-presidente, que tem fama de pão duro, teria procurado muito até achar esse apartamento da Avenida Angélica. A pechincha para que o negócio fosse fechado também teria sido grande. Sendo que todo o processo de compra foi conduzido pelo advogado de FHC.
PS: O blogue tem o exato endereço do apartamento, o nome da imobiliária e até dos vendedores, como outros dados que são públicos. A decisão de não publicá-los é somente editorial.
PS 1: Um amigo mais bem informado nessa área me garante que Lula cobra, na verdade, 200 mil dólares por palestra e que não há diferença de preço entre ser internacional e nacional."
FONTE: escrito por Renato Rovai, editor do blog "Revista Fórum". Transcrito no portal "Brasil 247" (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/renatorovai/216739/A-nova-esposa-de-FHC-e-um-im%C3%B3vel-de-950-mil-reais-em-Higien%C3%B3polis.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].
Nenhum comentário:
Postar um comentário