Família de E-Jets da Embraer
EMBRAER QUER DEFINIR PARCEIRO DE NOVO MOTOR DE E-JETS EM 2012
Da agência norte-americana de notícias “Reuters”
“A Embraer quer definir o fornecedor potencial para o novo motor da próxima geração de seus E-Jets no próximo ano, uma etapa importante no plano de remotorização de sua família de jatos regionais de 70 a 122 assentos.
"(O ano de) 2012 será de definição para estas questões, determinar um parceiro para desenvolver o novo motor, discutir as necessidades com clientes e então apresentar o plano ao Conselho", disse o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, durante almoço de fim de ano com a imprensa na terça-feira.
A decisão da Embraer de colocar novo motor em seus E-Jets, desistindo de partir para o desenvolvimento de aeronave maior, ocorreu depois que as gigantes Airbus e Boeing anunciaram mais cedo, este ano, que iriam remotorizar seus modelos mais vendidos, o A320 e o 737.
A fabricante brasileira entendeu que não haveria espaço para novo concorrente no mercado de aviões para levar ao redor de 150 passageiros, devido ao domínio de Airbus e Boeing. "(Remotorizar os E-Jets) é uma decisão que potencializa nossa longevidade", disse Curado.
A Embraer já está conversando com clientes a respeito da nova geração dos E-Jets, que receberão novas asas e trem de pouso, além de, possivelmente, novos sistemas de pressurização e aviônica, entre outros, disse o vice-presidente de “Novos Negócios na Aviação Comercial” da Embraer, Luis Carlos Affonso.
MAIS ENGENHEIROS
A Embraer pretende contratar cerca de 200 engenheiros em 2012, disse Curado.
Apesar de antever dificuldades no cenário internacional à frente, o presidente-executivo da Embraer avalia que o Brasil e a empresa estão agora tão bem ou melhores preparados do que estavam para enfrentar a crise global de 2008, que teve origem no sistema financeiro.
"Nossa postura é de continuar investindo", disse Curado, que prevê investimentos em 2012 superiores aos 450 milhões de dólares deste ano.
Atualmente, a Embraer tem cerca de 3.500 profissionais trabalhando no desenvolvimento de produtos, sendo 2.500 engenheiros e ao redor de 1 mil com outra especialização.
Os novos engenheiros serão alocados em projetos como o do cargueiro KC-390, na área de Defesa.
Além disso, a equipe de “Novos Negócios na Aviação Comercial”, atualmente com cerca de 50 engenheiros, deverá ao menos triplicar em 2012, segundo o vice-presidente Affonso.
O total de empregados da companhia no Brasil e exterior era de 17,2 mil no final de setembro.
O número de colaboradores da fabricante se situa na faixa de 17 mil desde 2009. Naquele ano, o quadro caiu de 23,5 mil para 16,9 mil, devido ao corte de pessoal diante da crise global que teve origem no setor financeiro.
RECEITA CUMPRIDA
A Embraer deve cumprir a meta para 2011 de receita de 5,6 bilhões a 5,7 bilhões de dólares, significando alta ao redor de 5 por cento sobre 2010, disse Curado.
O executivo afirmou, ainda, que a empresa vai fechar o ano com mais novas encomendas do que entregas na aviação comercial, elevando sua carteira de pedidos (“backlog”) nesse segmento.”
FONTE: reportagem da agência norte-americana de notícias “Reuters”; transcrita no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/3982/EMBRAER---E-Jets-Decisoes-so-em-2012-) [imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].
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