sábado, 30 de março de 2013

MÍDIA OMITE GREVE DE FOME EM GUANTÂNAMO

Presos políticos na Ilha de Cuba, em Guantánamo. Torturados há muitos anos, a maioria sem acusação fundamentada, sem processo judicial e sem prazo para condenação ou libertação. Alguns são simples patriotas que resistiram à invasão de suas pátrias pelos EUA e, por isso, foram classificados como "insurgentes" ou "terroristas".  

“O ‘Comitê Internacional da Cruz Vermelha’ (CIVC) anunciou na quarta-feira (27) que antecipará a visita ao campo de concentração de Guantánamo, mantido pelos EUA em território cubano. O motivo é a greve de fome dos prisioneiros, muitos deles sem julgamento, que já dura sete semanas.

Por Altamiro Borges, em seu blog

A delegação será composta por duas pessoas, com um médico entre elas. "Para tentar entender as tensões atuais e a greve de fome em curso, decidimos começar essa visita antes. O CIVC tinha previsto, inicialmente, visitar os prisioneiros de Guantánamo a partir de 1º de abril”, explicou o porta-voz do CIVC, Bijan Farnudi.

A greve de fome é um protesto contra as condições desumanas dos presos, muitos deles vítimas de torturas e humilhações. O movimento teve início em 6 de fevereiro, após uma inspeção dos soldados ianques. Os detentos denunciaram que os carcereiros confiscaram bens pessoais, como fotografias, cartas e exemplares do Corão, fato considerado como uma "profanação religiosa". Segundo o “Center for Constitutional Rights”, a maior parte dos 130 presos que se encontram no Campo 6 da prisão aderiu à greve de fome.

No início deste ano, a ONU divulgou comunicado criticando os EUA por violarem a legislação internacional dos direitos humanos. Ela ainda condenou o fato de muitos deles não terem sido julgados e serem mantidos presos por tempo indefinido. Antes de iniciar seu primeiro mandato, em 2009, o agora reeleito presidente dos EUA, Barack Obama, havia prometido o fechamento da prisão. Essa promessa também foi esquecida.

A mídia colonizada, que fez tanto escarcéu com a visita da dissidente cubana Yoani Sánchez, evita tratar do assunto. A prolongada greve de fome está totalmente invisibilizada nos jornalões, revistonas e redes de tevê. O discurso sobre direitos humanos da mídia é pura bravata, que só engana os ingênuos.”

FONTE: escrito pelo jornalista Altamiro Borges, em seu blog, e transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=209522&id_secao=9). [Imagens do google e legenda adicionadas por este blog ‘democracia&política].

Nenhum comentário: