segunda-feira, 18 de março de 2013

O FUTURO DE DILMA, EM 3 MOVIMENTOS: Eduardo/Serra/Kassab


Por Rodrigo Vianna

“Muita gente se mostra (ou se finge?) surpresa com os movimentos recentes na política brasileira, que indicam um quadro muito mais complexo e multipolar do que nas eleições de 2002, 2006 e 2010.

Podemos listar três movimentos simultâneos:

- Eduardo Campos acelera a articulação de uma terceira força, reunindo dissidentes do lulismo e do tucanato;

- José Serra ameaça sair do PSDB, para dar o troco em Aécio Neves (o mineiro, em 2010, não fez campanha pra valer para o paulista);

- Gilberto Kassab avisa que o PSD não entrará no governo Dilma, deixando a porta aberta para um acordo com Eduardo e o PSB.

A decisão de Kassab, diz a mídia velha, teria “surpreendido” Dilma e o PT. Mentira. Kassab, ao criar o novo (!?!) partido, tinha já alinhavado com Eduardo a possibilidade de uma aliança e até de uma fusão com o PSB.

Os outros dois movimentos tampouco são surpreendentes. E indicam o quê? Dificuldades para Dilma e o PT? Sem dúvida. Mas muito mais que isso: indicam que a velha oposição PSDB/DEM perde a condição de alternativa única ao petismo.

Sobre isso, eu já havia escrito em outubro de 2012:

 “Hoje, os tucanos precisam mais de Eduardo Campos do que o contrário. Com o PSB, Aécio ficaria realmente forte. Não é à toa que FHC lança hoje na “Folha de S. Paulo” (espécie de diário oficial do tucanato) um pedido, quase uma súplica ao líder socialista, ao falar de aliança com o PSB: “se houver, será forte e salutar, Mas depende do desempenho do governo federal e das alianças da presidente Dilma para ver se o Eduardo se arrisca a romper.”

Difícil imaginar que Eduardo Campos vire linha auxiliar do tucanato paulista. Ele não precisa disso. Pode esperar até 2018, costurando até lá uma ponte com o Sudeste via Aécio e o PSD de Kassab. Nesse caso, parte da velha oposição (embutida no “novo” partido kassabista) é que viraria linha auxiliar do PSB.”

Paralelamente a esse triplo movimento, há uma ausência. Essa, sim, surpreendente. Dilma não se mexe. Perde o “timing” na política. Concentrada na busca de um novo modelo econômico (juros mais baixos, energia mais barata, isenção de impostos para cesta básica), Dilma se omite na política. A iniciativa está com a oposição. Dilma erra à esquerda e à direita.

Ao olhar para a direita, age de forma frouxa, terceirizando a política “miúda” para o PMDB. Quem articula para Dilma? Renan, Temer?

Os problemas não são apenas no Congresso. Parte da elite empresarial está insatisfeita com a falta de interlocutores no Planalto. Eduardo Campos come pelas beiradas. Já se tornou interlocutor de empresários paulistas que não confiam em Aécio, e preferem (como alternativa eventual a Dilma) alguém que venha de “dentro” do lulismo. (...)

À esquerda, Dilma age com arrogância. Talvez desconheça o papel que a militância de esquerda cumpriu naquelas duas primeiras semanas do segundo turno de 2010, quando Serra chegou a estar apenas 4 pontos atrás da petista nas pesquisas. Diante da onda de boatos insuflada pelo serrismo, não foram Temer ou Renan nem os omeletes na Ana Maria Braga que “salvaram” Dilma. Foi a militância – nas ruas e na internet.

Dilma parece agir como se essa turma já estivesse com ela mesmo – pra que agradar? Nada. Nenhum sinal de avanço na Reforma Agrária, nas Comunicações, na Cultura. O governo Dilma é um deserto de idéias e inovação em áreas simbólicas para a esquerda.

O que isso tudo significa? Que a eleição de 2014 será mais complicada para o petismo. Mesmo que a economia cresça um pouco mais em 2013.

Sobre isso, escrevi ano passado, muito antes dos movimentos explícitos de Eduardo, Serra e Kassab:

“Imaginem um quadro com Dilma (PT/PMDB), Aécio (PSDB/DEM/PPS), Eduardo Campos (PSB/PSD) e a incógnita de Marina Silva…

Eduardo tiraria parte do eleitorado petista do Nordeste. Com boas alianças com PSD e lideranças desgarradas, conquistaria (pequenos) nacos do Sul/Sudeste. Candidatura para 15% ou 20% dos votos.

Aécio tiraria (boa) parte do eleitorado mineiro do PT, sairia forte de São Paulo com apoio de Alckmin (que travará batalha de vida ou morte com PT) e conquistaria pedaços do Norte/Nordeste (com lideranças sobreviventes do DEM/PSDB). É candidatura para 20% ou 25% dos votos no primeiro turno.

Dilma teria uma votação espalhada pelo país. Poderia chegar a 40% ou 45%. Dificilmente venceria no primeiro turno.

O melhor para Aécio e Eduardo não seria uma aliança no primeiro turno. Mas candidaturas separadas, com possibilidade de apoio num segundo turno, a depender da conjuntura.

Eduardo teria peso (e coragem) para confrontar a “candidata do Lula” em 2014? Hoje, acho pouco provável. Mas não é um cenário de todo improvável.”

Há frestas e fissuras por onde a oposição vai avançar. Mais que isso. Atualizando o quadro político para 2013, parece possível que Eduardo Campos amplie sua aliança para além de PSB/PSD, incorporando o PPS de BobFreire (vitaminado por serristas e outros descontentes tucanos) e o PTB de Bob Jefferson. Feitas as contas, o pernambucano pode ter uma aliança com tanto tempo na TV quanto Aécio (PSDB/DEM).

O neto de Tancredo tem sua fortaleza em Minas. E provavelmente terá Alckmin numa batalha de vida ou morte contra o petismo. Eduardo terá pedaços do Nordeste e dissidentes do demotucanato no Sudeste (via PSD e PPS). Marina (mesmo sem tempo de TV) pode conquistar o eleitorado de classe média de grandes centros como Rio, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre (ainda que o mais provável é que ela – sem o “empurrão” da mão tucana e evangélica recebido em 2010 – tenha menos votos do que na última eleição).

Seja como for, é eleição disputada, fragmentada. Dilma pagará o preço pela arrogância e a inação política. É a favorita. Mas não terá caminho fácil. O líder do PSB parece a esta altura o mais forte entre os três postulantes da oposição. E não adianta dizer que Eduardo Campos é “traidor”. Eduardo é apenas o sintoma das contradições internas de uma aliança ampla demais. É também o resultado de um governo que acerta na Economia, mas erra na Política.”

FONTE: escrito pelo jornalista Rodrigo Vianna em seu blog “Escrivinhador”  (http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/o-futuro-de-dilma-em-3-movimentos.html#more-18238) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

8 comentários:

Probus disse...

"...Seja como for, é eleição disputada, fragmentada.

Dilma pagará o preço pela arrogância e a inação política. É a favorita. Mas não terá caminho fácil.

O líder do PSB parece a esta altura o mais forte entre os três postulantes da oposição.

E não adianta dizer que Eduardo Campos é "TRAIDOR". Eduardo é apenas o SINTOMA das CONTRADIÇÕES INTERNAS de uma ALIANÇA AMPLA DEMAIS. É também o resultado de um governo que ACERTA na ECONOMIA, mas ERRA na POLÍTICA."

Bom, o "acerta na ECONOMIA" a gente vai dizer no FUTURO com:

* MP do PORTOS (que quer ROUBAR SUAPE de Pernambuco para DAR aos régios do SUL, digo, do RIO de JANEIRO, como sempre), como fez com a CHESF (LULA + DILMA + Erenice GUERRA + VÁLTER CARDEAL + MANTEGA);

* Com o ABSURDO Leilões do Pré-SAL;

* Com as Concessões dos AEROPORTOS e RODOVIAS;

* Com o compactuamento com os PIRATAS das TELES;

* Com o DESCASO do Marco Regulatório da MINERAÇÃO e o SAQUE do NIÓBIO patrocinado pelos silvérios de Minas GERAIS e OMITIDO pelos trabalhistas (sic) do ABC da Paulicéia;

- - - - -

É pena, pouca gente deu atenção a este post do Rodrigo Vianna. Talvez, nem o seu amiguinho de RECORD, Paulo Henrique Amorim.

E$$e é o PT: Arlindo CHINAGLIA, Delcídio do AMARAL, Ricardo BERZOINI, Eduardo SUPLICY, Paulo PAIM, Marta SUPLICY, Lindbergh FARIAS, Alessandro MOLÓN, Odair CUNHA, Paulo TEIXEIRA, Cândido VACCAREZZA, Jilmar TATTO, Carlos ZARATTINI, José Eduardo CARDOZO, Ideli SALVATTI, José Eduardo DUTRA, Aloizio MERCADANTE, Rui FALCÃO, Paulo BERNARDO, Angela PORTELA, Aníbal DINIZ, Fernando PIMENTEL, Gleisi HOFFMAN...

"Tudo por São Paulo, nada para o BraSil... São Paulo NÃO pensa o BraSil."

- - - - - -

Nós, pernambucanos, ao contrário do resto do BraZil, nascemos em um estado revolucionário e guerreiro, o que muito nos orgulha.

PERNAMBUCO (1817): "...Um forte sentimento ANTI-Aristocrata pode ser percebido nas ruas, o PATRIOTISMO está forte como JAMAIS esteve em TERRAS NORDESTINAS.
São tempos de ousadia, já NÃO haviam ROMPIDO as amarras COLONIAIS?? Então, TODOS os SENTIMENTOS EXPLODIRAM no dia 6 de MARÇO e PERNAMBUCO sonhou um sonho brasileiro, um sonho de BRASILIDADE. Um sonho que se ALASTROU para o Rio Grande do NORTE, PARAÍBA e CEARÁ.
Pela PRIMEIRA vez, o Brasil foi INDEPENDENTE, foi PROCLAMADA a REPÚBLICA e por mais de dois meses os brasileiros tiveram governo próprio, constituição, exército, esquadra e até embaixadas no exterior. A Revolução de 1817 ANTECIPOU a Independência do Brasil em cinco anos (ANTES do “sete de setembro”) e fez valer AQUI, pela PRIMEIRA vez, os Princípios da DECLARAÇÃO dos DIREITOS do HOMEM e do CIDADÃO. Os pernambucanos foram muito além de decretar a autonomia política no País, cinco anos antes que o aventureiro dom Pedro II o fizesse: também proclamaram a IGUALDADE SOCIAL e a LIBERDADE RELIGIOSA, de PENSAMENTO e de IMPRENSA. Não só TENTARAM ACABAR com a ESCRAVIDÃO, mas também com a DISCRIMINAÇÃO CONTRA NEGROS e MULATOS; entre outras propostas extremamente avançadas para a época. Algumas delas – como, por exemplo, uma Segurança PÚBLICA eficiente e a PRESTAÇÃO de CONTAS ABERTA dos GASTOS GOVERNAMENTAIS - não foram alcançadas ainda hoje."

Em 2017 o estado de Pernambuco vai parar, a ex-Província do NORTE do Nordeste comemorará os 200 anos da "Revolução Pernambucana de 1817". Nossos irmãos Farroupilhas serão nossos mais queridos convidados, os "Café Com Leite", não, mas precisam vir para conhecer, em Recife nasceu a República!!!

Unknown disse...

Probus,
Obrigada pelo seu amplo comentário.
Admiro seu nacionalismo, desde que seja pelo Brasil, não somente regional.
Também vejo boas qualidades em Eduardo Campos.
Contudo, tenho a convicção que o assanhamento dos tucanos e da mídia que os pauta, enaltecendo, afagando o ego, enchendo a bola dele para já se candidatar em 2014 é jogada idêntica à que fizeram com a Marina Silva em 2010. Tudo não passa de estratégia para dividir votos, para a Dilma não ganhar em 1º turno e assim aumentar a chance de o candidato tucano receber apoios no 2º turno e ganhar.
Assim, como ocorreu com a Marina, se Eduardo Campos ficar iludido com o pedestal que a mídia tucana o está colocando, ele estará ingenuamente sendo laranja da direita.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza, DUDU tem Etnia CAETÉ/CARIRI, muitas ações do Eduardo Campos são similares ao do avó, Miguel ARRAES de Alencar "o Grande".
Dilma e Marina engatinham num palanque, o DUDU, não. E, se tem uma coisa que o Eduardo Campos é um mestre, é no Jogo Político, Eduardo foi criado entre os cobras e as cobras. E a Dilma não aguenta um debate com o Eduardo Campos.

04/10/2010: Eduardo dá o troco em Jarbas
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/10/04/eduardo_da_o_troco_em_jarbas_80625.php

Probus disse...

Dom Hélder Câmara, Montesquieu, Rousseau e "a Revolta dos Padres"...

"...REVOLUÇÃO operada na Praça do RECIFE, aos SEIS do corrente mês de MARÇO, em que o generoso esforço dos nossos bravos patriotas EXTERMINOU daquela parte do BRASIL o MONSTRO INFERNAL da TIRANIA REAL", descrevia o texto do "Jornal dos Revolucionários', extraído da Tipografia da República de Pernambuco.

Os ideais LIBERTÁRIOS da "REVOLUÇÃO Pernambucana de 1817", também chamada "Revolução dos Padres", marcaram profundamente os ideais brasileiros de independência, nativismo e nacionalidade no Brasil, particularmente, no Nordeste.

Essa antiga REVOLUÇÃO sob a LIDERANÇA e INICIATIVA de PERNAMBUCO, como a principal Província do Norte do Nordeste, atingiu as Províncias do Ceará, da Paraíba e Rio Grande do Norte, esta última ainda parte integrante de Pernambuco. Passados quase dois séculos a data transformou-se em 2006, em Data Magna do Estado de Pernambuco. Certamente, de MAIOR importância para INDEPENDÊNCIA do BRASIL do que a Inconfidência Mineira, inclusive, com maior número de mártires, que nos dias atuais os historiadores tem descoberto outros viés no interesse de seu maior herói, o Tiradentes, ao qual a pátria reverencia pelo feriado de 21 de abril.

Esquecidos na história, lembrados em algumas ruas, e raros monumentos, estão os PADRES mártires da Revolução Pernambucana de 1817:

* PADRE João Ribeiro Pessoa de Mello Montenegro, líder da revolta, que após bradar nas ruas do Recife "Viva Nossa Senhora! Viva a liberdade! Morram os aristocratas!" cometeu suicídio por enforcamento. Foi sepultado na capela de Nossa Senhora da Conceição, do Engenho Paulista. Três dias depois, não podendo os regalistas beber-lhe o sangue, lançaram-se sobre seus despojos e por ordem do marechal Mello, teve seu corpo profanado, foi desenterrado e decapitado. Suas mãos foram enviadas para Goiana, a cabeça, separada do tronco, foi levada em trunfo para Recife, onde foi colocada no pelourinho por determinação do almirante Rodrigo Lobo, no atual bairro do Recife, durante 02 anos.
Só no ano de 2001 o Padre JOÃO RIBEIRO Pessoa de Mello Montenegro teve seu crânio sepultado com TODAS as HONRAS devidas a um HERÓI NACIONAL, na Igreja de Santa Isabel, em Paulista, Pernambuco.

* PADRE Roma (José Ignácio Ribeiro de Abreu e Lima), foi executado na Bahia na presença da sua família, dentre eles, seu filho, o futuro herói Latino Americano, o General Abreu e Lima;

* PADRE Pedro de Sousa Tenório, ex-vigário de Itamaracá (um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817), foi enforcado, teve a cabeça decepada e exposta em praça pública por dois anos em Itamaracá. Suas mãos foram cortadas e expostas em Goiana. Seu corpo foi amarrado a um rabo de cavalo e arrastado pelas ruas do Recife do Forte das Cinco Pontas até a Igreja Matriz de Santo Antônio. Seus restos mortais, o crânio, foi recolhido por algum cristão e depois entregue à igreja de Vila Velha, onde permaneceu até 1905. Foi sepultado 188 anos após a sua morte na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha, em Itamaracá, paróquia que ele dirigia no século XIX.

* PADRE Miguelinho (Miguel Joaquim d’Almeida Castro), foi fuzilado no Largo do Campo da Pólvora, em Salvador, em 12/06/1817;

* PADRE Antônio Pereira de Albuquerque, foi executado no Campo do Erário, onde é situada hoje a Praça da República, no bairro de Santo Antônio, em Recife);

Probus disse...

História: A primeira menção da Igreja Nossa Senhora da Conceição, da Vila Velha, na Ilha de Itamaracá, é da data de 1526 quando Sebastião Caboto (http://www.brasilescola.com/biografia/sebastiao-caboto.htm) permaneceu três meses na vila. O Padre Francisco Garcia "celebrava os Divinos Ofícios na igreja que ali havia".

Igreja De Nossa Senhora da Conceição da Vila Velha, em Itamaracá/PE

http://elessandrolliver.blogspot.com.br/2012/11/vista-de-vila-velha-itamaraca-pe-vista.html

Panfleto original distribuído no dia do sepultamento do crânio do padre João Ribeiro

http://josericardope.blogspot.com.br/2012/02/exclusivo-leia-o-panfleto-original.html

Sepultamento dos Restos Mortais do Herói da Insurreição Pernambucana de 1817 - Padre JOÃO RIBEIRO de Mello Montenegro - Igreja Santa Isabel - Paulista/PE, em 29/10/2001
http://associacaodavila.blogspot.com.br/2012/12/sepultamento-dos-restos-mortais-do.html

Igreja de Santa Isabel, Paulista/PE

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=862&Itemid=1

Unknown disse...

Probus,
Sou cética. Não embarco nessa história muito difundida de que Eduardo e Aécio são espertos porque os respectivos avôs eram espertos, que por isso são mestres, porque foram criados entre cobras e cabras da política. Conheço muitas histórias em que a única "virtude" dos netos foi dilapidar o patrimônio que receberam de herança dos avôs. Aliás, foi isso que ocorreu com a privataria tucana.
Maria Tereza

Probus disse...

Pois é, meu ceticismo acabou e eu não sou estoico, nem masoquista, à frente de tantos perversos:

* MP do PORTOS
* Leilões do Pré-SAL;
* Concessões dos AEROPORTOS e RODOVIAS;
* Compactuamento com as TELES;
* Com Marco Regulatório da MINERAÇÃO;

Bom, não dá, sinceramente para comparar o neto do Arraes, com os imbecis dos netos do Brizola e do Tancredo.

Quero ver a Madame Rousseff discursando com o LULA no Marco Zero do Recife, ali, eu acho que não vai existir este discurso não, a não ser que o Sérgio Guerra dê guarita aos dois.
Quero ver ao vivo e à cores esta aprovação toda da Madame, tem um bocado de coisas que ela vai ter que explicar, é fato.

Eu cansei dos silvérios do SUL, como eu disse, só falta agora os Nortistas bancarem o TREM-Bala dos régios. Infelizmente, o Recife foi o primeiro a saber quem são os aristocratas, há séculos.

FIESP e a FIRJAN são piores para o nortista que o flagelo da seca.

O nordestino não é um palestino, mas, tem seu ISRAEL, tem seu apharteid, seu muro de vergonha. Sabemos o que é segregação, dor, injustiça, discriminação, racismo, descaso, fome, xenofobia, IDH, desajuste social e regional. Nós sabemos quem é e onde se encontra Tel Aviv.

Unknown disse...

Probus,
Concordo com suas críticas a medidas atuais que lembram os tempos tucanos neoliberais, antinacionais. Vale o velho e batido ditado "gato escaldado tem medo da água fria".
Também concordo que há netos e há netos...
Concordo também que o Nordeste precisa de maior atenção para compensar a discriminação econômica, política e social que sofreu por séculos.
Porém, tenho fortíssimo preconceito contra essa jogada da mídia tucana que enaltece e usa nordestinos e nortistas como Eduardo, Marina e outros somente temporariamente, para dividir e enfraquecer a esquerda e assim facilitar a volta da direita paulista e internacional ao poder.
Maria Tereza