quinta-feira, 21 de março de 2013

OS ULTRAMULTIMILIONÁRIOS


“A relação de ultramultimilionários do mundo voltou a alcançar máximas históricas, informa a 'Forbes': agora essa lista é formada por 1426 nomes com um valor patrimonial líquido de aproximadamente 5,4 trilhões de dólares. É algo inquietante. A pior crise econômica global desde a Depressão de 30 segue sem horizonte de terminar, enquanto aumenta a concentração de riqueza.

 

 O artigo é de Alfredo Zaiat, do jornal argentino “Página/12”

 

     As economias mais importantes do mundo estão passando pelo sexto ano de estagnação ou recessão. Estados Unidos, Europa e Japão não podem sair do atoleiro com políticas que combinam expansão monetária para resgatar bancos e restrição fiscal no âmbito social e trabalhista. Apesar dos resultados insatisfatórios, as potências persistem nesta estratégia. Existe uma ideia naturalizada no senso comum que postula que, nas grandes crises, perdem todos. Ricos e pobres, trabalhadores e empresários. Não é assim. Também predomina a noção de que a deterioração geral não convém a ninguém. Para uns poucos, sim, ou é indiferente para eles uma vez que suas riquezas são tão grandes que não são afetadas. Isso é ratificado em um estudo realizado por “Wealth-X”, empresa que oferece o perfil dos ultramilionários para profissionais das finanças dedicados à gestão de patrimônios privados.

Em sua página na internet, a empresa informa que trabalha com oito dos principais bancos privados do mundo e se jacta de que sua base de dados oferece dados exclusivos dos ultramultimilionários, incluindo sua riqueza, receitas, paixões, interesses filantrópicos, orientação política, assessores, famílias e biografias. Além disso, apresenta um ranking de países com maior quantidade de “Ultra High Net Worth Individuals” (UHNWI), pessoas com ativos superiores a mais de 1 bilhão de dólares, sem contabilizar as casas e bens de coleções (obras de artes, entre outros) e de consumo (carros, aviões, iates etc).

A instabilidade econômica nos últimos anos não afetou esse reduzido grupo que concentra patrimônios imensos, superiores em alguns casos ao PIB de países periféricos. A quantidade de ultramilionários aumentou, assim como sua riqueza, apesar da prolongada incerteza global. “Wealth-X” calculou que essas fortunas aumentaram 760 bilhões de dólares no ano passado e produziu o ranking dos dez países com mais ultramilionários e a riqueza em conjunto registrada por essas pessoas.

1. ESTADOS UNIDOS (480) – 2,05 TRILHÕES DE DÓLARES

Com 333 ultramilionários a mais que seu competidor mais próximo, a China, os Estados Unidos lideram comodamente o ranking. Apesar da estagnação de sua economia, no ano passado surgiram 25 novos muito ricos. Em média, cada um acumula uma fortuna de 4,3 bilhões de dólares. Segundo a última lista da “Forbes”, Bill Gates (Microsoft), está em primeiro lugar com 67 bilhões de dólares, seguido por Warren Buffett, com 53 bilhões. O estado preferido dos ultrarricos para morar é a Califórnia, seguido por Nova York, Texas, Flórida e Illinois.

2. CHINA (147) – 380 BILHÕES DE DÓLARES

Pela quantidade, a China está em segundo, mas fica atrás da Alemanha e do Reino Unido em termos de riqueza total. Os chineses muito ricos têm 2,6 bilhões de dólares cada um em média. Shangai, Guangzhou, Shenzhen, Beijing e Hangzhou são as cinco cidades com maior presença de ultrarricos. Zong Qinghou, que comanda o “Grupo Nahzhou Wahaha”, empresa líder de bebidas na China, ocupa a liderança com 11,6 bilhões de dólares, segundo a “Forbes”.

3. REINO UNIDO (140) – 430 BILHÕES DE DÓLARES

No Reino Unido, vive a maior quantidade de ultrarricos da Europa, com uma medida de 3,1 bilhões de dólares cada um. Em 2012, apesar da recessão, a quantidade de milionários britânicos cresceu 0,2% e sua riqueza global aumentou cerca de 4%.

4. ALEMANHA (137) – 550 BILHÕES DE DÓLARES

Está localizada em quarto lugar, mas em termos de riqueza total é a segunda, superando China e Reino Unido. Há menos alemães milionários, mas eles têm mais patrimônio, com média de 4 bilhões de dólares cada um. Hamburgo, Munique e Dusseldorf são as três cidades com maior quantidade de ricos. O número um é Karl Albrecht, com 26 bilhões de dólares, dono da “Aldi Sud”, uma cadeia gigante de supermercados, com 4.600 estabelecimentos em nove países.

5. ÍNDIA (109) – 190 BILHÕES DE DÓLARES

Em uma das economias consideradas nova potência, a quantidade de multimilionários destaca a magnitude da riqueza que se está criando nesse país, juntamente com o aumento da desigualdade social. A Índia é a terceira maior economia da Ásia, depois de China e Japão. Esse trio representa cerca de 75% dos ultrarricos da região. Cada um dos multimilionários da Índia tem patrimônio médio de cerca de 1,7 bilhões de dólares, com Mukesh Ambani (petroquímica, petróleo e gás) em primeiro lugar, com 21,5 bilhões.

6. RÚSSIA (109) – 380 BILHÕES DE DÓLARES

São menos, mas em riqueza média se situam muito perto do segundo lugar do ranking: cada um acumula uma média de 3,9 bilhões de dólares. E são cada vez mais: a quantidade de multimilionários russos aumentou 17% no ano passado. O mais rico de todos é Alisher Usmanov, com 17,6 bilhões de dólares.

7. HONG KONG (64) – 190 BILHÕES DE DÓLARES

Hong Kong é o centro financeiro chave da Ásia, onde também se encontram algumas das pessoas mais ricas da região. Ka-shing Li, de 84 anos, é o homem mais rico de Hong Kong, com fortuna de 31 bilhões de dólares, segundo a última lista da “Forbes”.

8. SUÍÇA (57) – 125 BILHÕES DE DÓLARES

Apesar da crise europeia, a fortuna dos ultrarricos suíços aumentou 3% no ano passado em relação ao período anterior, e em quantidade de pessoas subiu 7%. A consultora “Wealth-X” pergunta-se no informe: Que atração tem a Suíça para os ultrarricos?. E responde: “Seus benefícios tributários e as leis de privacidade, já que podem manter lá seu dinheiro mesmo sem viver permanentemente no país”.

9. BRASIL (49) – 300 BILHÕES DE DÓLARES

É o único país latino-americano na lista dos dez mais. No ano passado, com economia estagnada, o Brasil mostrou um incremento de 3,5% na quantidade de ultrarricos. Eike Batista é o homem mais rico com fortuna estimada em 19 bilhões de dólares, segundo a “Forbes”. [No último ano, Eike Batista foi ultrapassado por 
Jorge Paulo Lemann, que passou a ser o brasileiro mais bem avaliado pela "Bloomberg". Ele é sócio da jovem filha de José Serra. Com patrimônio de 19,1 bilhões de dólares, ele está na 37ª posição no mundo. O empresário é um dos controladores da cervejaria Ab Inbev, a maior do mundo. Além da empresa de Verônica Allende Serra, ele também detém fatias em empresas como o Burger King e Lojas Americanas].

10. CANADÁ (40) – 105 BILHÕES DE DÓLARES

FONTE: artigo de Alfredo Zaiat, do jornal argentino “Página/12”. Transcrito no site “Carta Maior” com tradução de Katarina Peixoto (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21764). [Imagem do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: