quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

DILMA NA POSSE: "RETOMADA VIRÁ ANTES DO QUE ESPERAM"




DILMA NA POSSE: RETOMADA VIRÁ ANTES DO QUE ESPERAM

"Dois dias atrás, o fotógrafo Ricardo Stuckert captou a imagem de um arco-íris formado sobre a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Hoje, em seu discurso de posse para o segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff venderá a imagem de que o clima econômico no País é melhor e bem menos cinzento do que muitos imaginam. Ela defenderá o ajuste fiscal, como meio para rápida expansão da economia.

Do "Brasil 247"


O ano de 2014, que ficou para trás, foi contaminado, na visão de vários assessores próximos da presidente Dilma Rousseff, como, por exemplo, o ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil, por uma nuvem tóxica de pessimismo, que afetou a economia. Com expectativas reduzidas, empresários reduziram investimentos e os brasileiros também consumiram menos do que poderiam.

Em 2015, a crença disseminada no Palácio do Planalto é de que, embora seja um ano de ajuste fiscal, ele criará as condições para rápida recuperação da confiança e do crescimento. E essa será a tônica do discurso de posse de Dilma para seu segundo mandato, na cerimônia desta tarde, em Brasília.

No discurso de posse, Dilma afirmará que o crescimento virá muito antes do que os “pessimistas imaginam”. Dirá, ainda, que os ajustes serão feitos sem traumas e sem se afastar “um milímetro” da promessa de assegurar as conquistas sociais obtidas nos últimos 12 anos. Um sinal disso foi o anúncio do novo mínimo, de R$ 788, que manteve a política de valorização dos ganhos salariais.

O discurso terá também mensagens políticas, como o fortalecimento da democracia e das instituições, com o combate à corrupção. Quem também estará presente à cerimônia será o ex-presidente Lula, possível candidato do PT, em 2018. Entre os chefes de estado, estarão diversos presidentes latino-americanos, além do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Terão lugar especial na cerimônia as “Donzelas da Torre”, amigas da presidente Dilma Rousseff que estiveram presas, no presídio Tiradentes, em São Paulo, durante a ditadura militar.

Dois dias atrás, o fotógrafo Ricardo Stuckert captou a imagem de um arco-íris formado sobre a Praça dos Três Poderes. Que seja o presságio de um período de tranquilidade política e retomada da confiança empresarial e do crescimento econômico."

FONTE: do jornal digital "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/165210/Dilma-na-posse-retomada-vir%C3%A1-antes-do-que-esperam.htm).

Nenhum comentário: