quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

AS POPULARIDADES DE OBAMA E DE DILMA




A popularidade de Obama versus Dilma

Por Walter Santos, publisher da Revista NORDESTE e do Portal WSCOM

"O ano de 2015 chega com um saldo de manifestação dos cidadãos e cidadãs sobre o desempenho do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, com indicadores que merecem uma reflexão acerca de como anda o humor e avaliação das pessoas nesses dois grandes Países, concomitantemente, às reações cotidianas diante da alta rejeição de Obama 71%, por exemplo, e a leve recuada da reprovação em torno de Dilma (67%). Aliás, no caso americano, 75% andam descontentes com os rumos e as políticas de Obama.

A rigor, o patamar de reprovação alcançado por Obama neste final de ano se assemelha ao exato número de 71% que Dilma chegou a atingir em agosto, posto que esse era o índice do governo da presidenta brasileira avaliado entre ruim ou péssimo. A dados de hoje, como ressaltamos, houve ligeiro recuo alcançando 67%, ainda um patamar alto.

Nos dois casos, são números preocupantes para quem exerce o Poder, mesmo que existam perspectivas e projeções diferentes posto que, na situação americana, há pouca novidade positiva a ser prospectada, enquanto na realidade brasileira existe a possibilidade de recuperação gradativa da presidenta com as novidades políticas de reaglutinação da Base e da aprovação de ajustes no Congresso Nacional gerando indicadores positivos.

NOS EUA, DEMOCRATAS E REPUBLICANOS SE CONFRONTAM

Pela pesquisa divulgada pela CNN, terça-feira, 28, a reação dos americanos tem filtro diferente quando se avalia o governo Obama pela vertente de democratas e republicanos, posto que 67% dos aliados do presidente (democratas) vêem mudanças positivas, enquanto 63% dos republicanos acham o País em fase ruim.

Esse patamar de posicionamento dividido na sociedade americana na avaliação do presidente também se estende no campo pessoal, pois 48% dos entrevistados disseram ter uma visão pessoal favorável e 50%, desfavorável.

O que difere no caso americano é que, apesar da desaprovação nas áreas de política e segurança, os norte-americanos permanecem um pouco mais otimistas com relação à economia, com 52% de aprovação para as ações da Casa Branca.

PERSPECTIVA DE DILMA FRENTE À OPOSIÇÃO EM 2016

O desfecho de 2015 com a implosão do Impeachment a partir da reaglutinação da Base aliada da presidenta, mais o racha fatal no PMDB implodindo o processo de Golpe via o vice-presidente Michel Temer, mais a aprovação dos ajustes pelo Congresso Nacional e a decisão do Supremo Tribunal Federal zerando o processo deflagrado pelo debilitado presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, significa na prática ares novos e positivos ao projeto de Dilma para o ano que se inicia.

Afora todas as costuras de bastidores, o reforço recebido por Dilma pelas manifestações de rua às vésperas da decisão do STF resultou em desdobramentos culminando com a mudança de paradigma das Politicas de Levy, ministro autodemissionário, pelas de Nelson Barbosa dentro de um prisma menos radical nos cortes e ajustes.

Dilma ressurge em 2016 com as condições de que, enfim, depois de um ano perdido, ela assume de fato o Governo em condições de tocar Políticas que respinguem na retomada da economia num patamar de reaquecimento real para dentro, especialmente, e fora do País, uma vez que há necessidade de convivência com os mercados externos.

SÍNTESE

Nos Estados Unidos, também há oposição forte, mas ela entende a democracia como princípio basilar, imexível.

Não é à toa, por exemplo, que John Kennedy venceu Richard Nixon em 1960 pelo magérrimo 0,10% (um décimo) de votos, da mesma forma que Nixon venceu Hubert Humphrey em 1968 - 0,7% (sete décimos) números muito abaixo da vitória de Dilma sobre Aécio de 3,3% (51,6% contra 48,3%) e por lá não há desestabilização política como faz a Oposição no Brasil.

ÚLTIMA

"O olho que existe/ é o que vê..."

FONTE:
escrito por Walter Santos, publisher da Revista NORDESTE e do Portal WSCOM. Artigo publicado no portal "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/waltersantos/211450/A-popularidade-de-Obama-Versus-Dilma.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Cerca de 75% dos norte-americanos desaprovam governo de Obama

"Cerca de 75% dos norte-americanos estão descontentes com o governo de Barack Obama. Foi o que mostrou uma pesquisa divulgada na terça-feira (29) pela CNN/ORC.



Além disso, 69% dos entrevistados reprovam os rumos da política no país, comandado há quase sete anos por Obama.

Considerando apenas os norte-americanos que se declaram republicanos, a desaprovação é ainda maior: no total, mais de 90% dos conservadores disseram estar descontentes com o governo.

Com relação ao balanço geral da administração desde 2008, cerca de 37% dos entrevistados afirmaram que Obama trouxe mudanças positivas para o país, mas a mesma quantidade de pessoas disse que o país piorou nos últimos anos e 21% disseram que nada mudou, nem para melhor e nem para pior.

Entre os democratas, 67% responderam ter observado mudanças positivas e 63% dos republicanos disseram que o país piorou na gestão do democrata.

Já a opinião sobre Obama é polarizada. Dos entrevistados, 48% disseram ter uma visão pessoal favorável e 50%, desfavorável.

Apesar da desaprovação nas áreas da política e segurança, os norte-americanos permanecem um pouco mais otimistas com relação à economia, com 52% de aprovação para as ações da Casa Branca.

A pesquisa da CNN foi feita por telefone entre os dias 17 e 21 de dezembro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos.

FONTE da complementação:
da Agência Brasil. Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/274580-9).

Nenhum comentário: