domingo, 20 de dezembro de 2015

PSDB/SERRA QUER VENDER O PRÉ-SAL E A PETROBRAS, MAS IGNORA A CONJUNTURA INTERNACIONAL DO PETRÓLEO




Serra/PSDB ignora a atual conjuntura internacional do petróleo

Por Rogério Maestri

"Parece que, além de ser uma mala sem alça e um estraga festas, o Serra não tem muita noção do cenário internacional do petróleo. Ele insiste em tentar projetos para vender a Petrobras, mas esquece que a conjuntura econômica é outra.

Atualmente, todas as grandes irmãs do petróleo estão com caixa extremamente baixa, e a possibilidade de capitalização para entrar na compra de uma empresa como a Petrobras é altamente improvável. O motivo é a queda acentuada e duradoura do preço do petróleo que enganou todo mundo, inclusive eu!

Esquece Serra que talvez, quando o mesmo talvez tenha recebido algum incentivo de petroleiras internacionais para promover a privatização da Petrobras, o petróleo estava a mais de U$ 100,00 dólares o barril e as empresas estavam capitalizadas.

Nos últimos meses, as grandes do petróleo estão ladeira abaixo há bastante tempo. Além disso, todo o dinheiro que tinham foi utilizado para comprar as empresas de ranking. Se algumas empresas de petróleo estão ganhando dinheiro no mercado norte-americano são as refinarias, que não repassam imediatamente a diminuição do preço do petróleo e trabalham com maiores margens sem precisar tanto dinheiro.

Logo, o Serra poderá ficar pregando no deserto, pois mesmo se o petróleo subir de preço, as empresas dedicadas à extração desse utilizarão o primeiro ano para recuperar o prejuízo. O petróleo, como reserva estratégia para qualquer país, continua muito atrativo, porém, como as empresas trabalham com os olhos voltados para o próximo semestre, não há muito interesse em adquirir mais ativos em países em que isso pode ser questionado.

Só para dar um exemplo, em 1 ano as ações da Chevron, que valiam em torno de 115 dólares, agora estão cotadas em torno de 85 dólares; a Exxon Mobil passou no mesmo período de 92 dólares para 75 dólares.

Como pode se ver, se há algum investidor no horizonte são os chineses, mas esses querem é a garantia do petróleo e não lucros na sua exploração, simplesmente porque os movimentos naquele país oriental são para evitar que os Estados Unidos cortem o fornecimento de petróleo."

FONTE: escrito por Rogério Maestri no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/serra-ignora-a-atual-conjuntura-internacional-do-petroleo-por-rogerio-maestri). [Título acrescentado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: