segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

RECADO AOS BAJULADORES DOS EUA




O recado dos EUA e Europa a seus capachos

Por Mauro Santayana, em seu blog:

"Para os energúmenos que dizem que nos EUA o Estado não interfere na economia, uma notícia: só na semana passada foi aprovado pelo Congresso, em Washington, o fim da proibição da exportação de petróleo norte-americano, que perdurou por longos 40 anos.

Por lá, existe uma lei de conteúdo local, o "Buy American Act" – que, como ocorre no caso da Petrobras, aqui seria tachada de “comunista” e “atrasada” pelos entreguistas – que, desde 1933, exige que o governo dê preferência à compra de produtos norte-americanos, e que foi complementada por outra, com o mesmo nome e objetivo, em 1983.

Na área de defesa, nem um parafuso pode ser comprado pelas forças armadas norte-americanas, se não for fabricado no país.

E se a tecnologia ou o desenho pertencer a uma empresa estrangeira, ela é obrigada a se associar, minoritariamente, a um “sócio” norte-americano, para produzir, in loco, o produto.

Quem estiver duvidando, que pergunte à Embraer, que, para fornecer caças leves Super Tucano à Força Aérea dos EUA, teve que se associar à companhia norte-americana Sierra Nevada Corporation e montar uma fábrica na Flórida.

No Brasil, a nova direita antinacionalista, grita, nas redes sociais, o mantra da privatização de tudo a qualquer preço. Citando, automaticamente, fora de qualquer contexto, os Estados Unidos, os hitlernautas tupiniquins não admitem que estatais existam nem que dêem eventuais prejuízos, ignorando que nos EUA – a que eles se referem, abjeta apaixonadamente, como se não vivêssemos no mesmo continente, como "América" – a presença do estado vai muito além de setores estratégicos como a defesa.

No nosso vizinho do Norte, o transporte ferroviário de passageiros, por exemplo, é majoritariamente atendido por uma empresa estatal, a AMTRAK, que – sem ser incomodada ou atacada por isso – dá um prejuízo de cerca de um bilhão de dólares por ano, porque, nesse caso, o primeiro objetivo não pode ser o lucro, e, sim, o atendimento às necessidades da população, incluídas as camadas menos favorecidas.

A União Européia, que posa de liberal no comércio internacional, e cujos jornais econômicos – assim como o "Wall Street Journal", dos EUA – adoram ficar (a palavra que queríamos usar é outra) – ditando regras para o governo brasileiro, acaba de postergar, até segunda ordem, o acordo de livre comércio com o Mercosul, mesmo depois da eleição de Fernando Macri, adversário de Cristina Kirchner, na Argentina.

Apesar da propaganda contrária por parte da imprensa brasileira, a culpa não foi do Brasil ou do Mercosul.

Como previmos no post “o porrete e o vira-lata”, os europeus roeram a corda porque, protecionistas como são, não querem eliminar seus subsídios ao campo nem abrir o mercado do Velho Continente aos nossos produtos agrícolas, nem mesmo em troca da assinatura de um acordo que pretendem cada vez mais leonino - para eles é claro - com a maioria dos países da América do Sul.

Se no plano econômico é assim, no contexto político a estória também não é muito diferente.

Os bajuladores dos EUA entre nós acusam a Venezuela e a Argentina – onde a oposição venceu democraticamente as respectivas eleições há alguns dias – de ditaduras “bolivarianas”.

Mas não emitem um pio com relação a “democracias” apoiadas pelos EUA, como a Arábia Saudita - governada e controlada por uma família real com algumas centenas de membros.

Um reino que detém um fundo, estatal e bilionário, que acaba de comprar 10% da terceira maior empresa de carnes brasileira, a "Minerva Foods".

E uma monarquia fundamentalista na qual as mulheres votaram pela primeira vez, apenas na semana passada.

FONTE: escrito por Mauro Santayana, em seu blog . Postado no "Blog do Miro"  (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/12/o-recado-dos-eua-e-europa-seus-capachos.html). [Título acrescentado por este blopg 'democracia&política'].

2 comentários:

brasilpensador.blogspot.com disse...

quem deveria intervirnisso era a OMC,ah mais a OMC,e controlada pelos americanos entao nada feito, e eles fazem o que bem querem e exigem que países como o Brasil quebrem as suas barreiras a produtos americanos e o mesmo ocorre com os europeus, que copiaram a maracutaia americana. e nós oh toma no c...............

Unknown disse...

Ao Edson Tadeu,
Tem razão. O imperialismo dos EUA age assim. Seus aliados europeus também são vítimas, mas querem agir contra o Brasil exatamente como os norte-americanos.
Maria Tereza