quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HORÁRIO DE VERÃO CHEGOU ANTES DA HORA EM COMPUTADORES

Ontem, a “FOLHA ONLINE” explicou o que aconteceu comigo:

“O horário de verão, que começa à 0h do próximo domingo, foi antecipado em uma semana pelas empresas Microsoft e Apple. Com a medida, os relógios do Windows e dos sistemas Mac foram automaticamente adiantados em uma hora no último sábado.

Para os usuários do Windows, a Microsoft lançou um pacote de atualização do programa que pode ser baixado pelo site da empresa. A atualização permite ao usuário fazer a correção manualmente, evitando que o horário errado retorne.

Entretanto a empresa não explicou quais seriam as causas da falha ocorrida neste fim de semana. A Apple também não comentou o erro do sistema. Neste ano, o horário de verão abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal.

MEDIDA

A partir do próximo domingo e até o dia 15 de fevereiro de 2009, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, devem adiantar seus relógios em uma hora.

A medida é adotada nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia elétrica, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a alteração nos ponteiros ocorreu nove vezes. A partir de 1985 é que a medida passou a vigorar todos os anos, sem interrupções. Desde então, o que houve foram apenas variações nos Estados abrangidos e no período de duração”.

Nenhum comentário: