segunda-feira, 6 de outubro de 2008

LULA É PROTAGONISTA NA AMÉRICA LATINA, DIZ JORNAL DOS EUA

A agência inglesa de notícias BBC Brasil publicou ontem o artigo a seguir transcrito, que li no portal UOL:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emerge como um mediador e negociador de liderança na América do Sul e sua importância cresce na região, afirma uma reportagem publicada na edição deste domingo do jornal "Los Angeles Times".

"Lula navega em uma onda de popularidade e crescimento econômico e atua como um contrapeso para o líder da Venezuela, Hugo Chávez", diz o jornal.

O jornal cita a atuação do presidente na medição de conflitos recentes, como a crise na Bolívia e a escalada de tensão entre Colômbia, Venezuela e Equador.

Apesar disso, o "LA Times" afirma que a habilidade de Lula como mediador pode ser testada já que região entra em um período de incertezas provocado pela "possibilidade de uma guerra civil na Bolívia, o novo governo do Paraguai, as novas alianças da Venezuela com o Irã e Rússia e a eleição de um novo presidente nos Estados Unidos".

CHÁVEZ

A reportagem faz uma longa comparação entre o presidente brasileiro e o líder venezuelano, Hugo Chávez. Segundo o jornal, os dois "competem pelos corações e mentes dos latino-americanos contemporâneos".

Para o diário americano, no entanto, os objetivos de Lula "transcendem" a competição com Chávez com intenções como a de incluir o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O "LA Times" destaca que, ao contrário de Chávez, Lula tem um bom relacionamento com George W.Bush mas "desafia Washington quando os interesses do Brasil estão em jogo".

Os políticos norte-americanos, por sua vez, afirmam que Lula oferece um bem-vindo contrapeso para o discurso anti-EUA defendido por Chávez.

O jornal destaca ainda a atuação do presidente em sua relação com o líder da Venezuela. "Com Chávez, Lula dança um tango delicado: ele mantém relações cordiais com o vizinho rico em petróleo e um grande cliente dos bens e serviços brasileiros, enquanto se afasta da retórica incendiária da Venezuela", diz o diário.

POPULARIDADE

A publicação ressalta a popularidade de Lula no Brasil e afirma que sua boa avaliação está relacionada com o crescimento econômico observado no país.

"Em uma nação conhecida por sua distribuição de renda desigual, Lula conseguiu superar o desafio de agradar tanto os emergentes quanto os mais pobres. Enquanto os ricos ficam ainda mais ricos e a classe média se expande rapidamente, Lula direcionou os gastos sociais para ajudar os menos favorecidos", diz o jornal”.

Nenhum comentário: