O caos aéreo já é coisa do passado. Foi em vão o grande esforço que a mídia e a oposição fizeram para ampliá-lo e prolongá-lo nas manchetes, associando-o a Lula.
Do UOL Notícias extraí ontem a seguinte informação:
“O índice de atrasos na aviação regular brasileira voltou a cair no mês de setembro, com uma redução de três pontos percentuais: ficou em 10,5%, contra 13,6% em agosto. A informação é da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo a agência, esse é o menor índice de atrasos nos vôos nos últimos 17 meses. Já o índice de cancelamentos de vôos em setembro de 2008 caiu à metade em comparação ao mesmo mês de 2007: de 6,1% para 3,0%.
O referencial adotado pela Anac é o de vôos com atrasos acima de 30 minutos, compreendendo as operações das cinco maiores companhias da aviação nacional - TAM, Gol, Varig, Webjet e OceanAir, que juntas detêm 98,1% do mercado doméstico brasileiro - nos 67 aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). Já o indicador de cancelamentos, também fornecido pela Infraero, considera todos os vôos previstos pelas companhias e que não foram realizados.
A Webjet, que havia obtido uma diminuição significativa de julho a agosto, voltou a elevar seu índice de atrasos: de 17,3% para 18,6%. As outras quatro empresas melhoraram o desempenho e a companhia mais pontual em setembro foi a Varig (7,6% de atrasos nas partidas).
Entretanto, a Varig registrou o maior número de cancelamentos (5,5%), enquanto a OceanAir foi a empresa que registrou menor índice: apenas 1,9% dos vôos cancelados.”
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