sábado, 26 de junho de 2010

A EVIDÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL TENDENCIOSA EM PROL DE SERRA

Nem precisamos fazer análises mais elaboradas sobre a afirmação acima. Para comprovarmos, basta lermos as duas seguintes reportagens publicadas sexta-feira no jornal tucano Folha de São Paulo:

1ª ) SERRA PODE

SERRA MONOPOLIZA PROGRAMA DE TV DO PTB

Tucano ocupou mais de 90% da peça publicitária; Roberto Jefferson diz que candidato "incendiou a juventude".

O PTB não é o primeiro a utilizar seu espaço para alavancar a imagem do candidato - PPS e DEM já adotaram essa tática .

De São Paulo

O programa do PTB na TV foi monopolizado pelo candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Dos 10 minutos da peça exibida ontem, Serra ocupou, direta ou indiretamente, mais de 9 minutos.

"Serra tem experiência e o mais importante: sempre foi aprovado pelo povo e nunca teve medo de eleição. Já teve 80 milhões de votos", disse o locutor do programa, que exibiu a biografia do tucano.

"José Serra não chegou agora na política", disse o locutor, destacando sua "origem humilde" e sua "luta contra a ditadura".

A maior parte da propaganda foi dedicada ao discurso do tucano na convenção do PTB em São Paulo, no dia 19 de junho. Na fala, ele trata de suas principais propostas de campanha como a criação do Ministério da Segurança, do Prouni para o ensino técnico, e da política de combate às drogas.

"Com o PTB e a nossa aliança, o Brasil pode mais", disse Serra. O programa enfatizou seus laços com o partido: "O FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador] foi eu quem criou na Constituinte".

O trecho final da peça é ocupado pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson. "A candidatura Serra ganhou a convenção do PTB porque incendiou a juventude", disse.

O PTB não é o primeiro partido a usar seu programa semestral para promover Serra. No dia 10 deste mês, o tucano foi o político que ocupou mais tempo no programa do PPS. "Não só o Brasil pode mais. O PPS pode mais", disse Serra, que foi chamado de companheiro pelo presidente do partido, Roberto Freire, na peça.

A mesma tática foi usada pela propaganda do DEM, exibida no dia 27 de maio. Dos 10 minutos do programa, aproximadamente 75% do tempo foram utilizados para divulgar a imagem de Serra
”.

2ª ) DILMA NÃO PODE...

JUSTIÇA PUNE PT POR PROPAGANDA ANTECIPADA

De Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, retirar 7,5 minutos do tempo de inserções, de um total de 20 minutos, a que o PT terá direito no primeiro semestre de 2011.

Segundo os ministros, o PT desviou a finalidade dos programas veiculados nos dias 6 e 8 de maio deste ano ao divulgar a imagem da candidata à Presidência Dilma Rousseff. A punição tem por base pedido do PSDB.
A legislação proíbe a divulgação de propaganda de candidatos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos no período [até 05 de julho].”


Incoerência de tratamentos agressivamente ostensiva.

Nenhum comentário: