quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRESCE A CADA ANO O NÚMERO DE SOLDADOS MORTOS NA INVASÃO DO AFEGANISTÃO


TROPAS INTERNACIONAIS PERDEM MAIS DE 100 SOLDADOS NO AFEGANISTÃO EM JUNHO

“Cabul, 29 jun (EFE).- O mês de junho foi o de mais perdas para as tropas internacionais desdobradas no Afeganistão, que sofreram pela primeira vez mais de 100 baixas, de acordo com dados do portal independente "Icasualties.org" divulgados nesta terça-feira.

Até o momento, segundo estes dados, 101 soldados das tropas internacionais morreram em junho, máximo mensal histórico, fazendo chegar a 321 o número de soldados falecidos em 2010.

Em 2009, ano mais sangrento desde a ocupação do Afeganistão, morreram no país 521 soldados, segundo o "Icasualties", que mantém uma apuração constante sobre as vítimas militares internacionais no conflito armado contra os talibãs.

No Afeganistão estão desdobrados na atualidade cerca de 130 mil soldados estrangeiros, e está previsto que esse número chegue a 150 mil quando chegarem os últimos reforços anunciados pelos diferentes países que compõem a coalizão militar.

Nas últimas semanas, a estratégia militar das tropas estrangeiras foi objeto de controvérsia, após a saída do general ao comando, Stanley McChrystal, que fez comentários críticos em relação à Administração americana.

Os talibãs, que reforçaram sua presença em grandes áreas do país nos últimos anos, buscam tanto a expulsão das tropas estrangeiras como a derrocada do Governo de Hamid Karzai, para proclamar em seu lugar um regime fundamentalista islâmico.

Entre suas táticas favoritas estão os atentados suicidas, as ações de guerrilha e, sobretudo, a colocação de bombas em zonas de patrulha das tropas estrangeiras.

Segundo o "Icasualties", as vítimas militares das tropas estrangeiras não deixaram de aumentar desde 2004, quando morreram 60 soldados: 131 morreram em 2005, 191 em 2006, 232 em 2007, 295 em 2008 e 591 em 2009.

Mais da metade - 172 - das baixas registradas em 2010 ocorreram na província sulina de Helmand, um das fortificações tradicionais dos insurgentes, onde as tropas internacionais lançaram uma ofensiva em fevereiro.”

FONTE: divulgado no Afeganistão pela agência espanhola de notícias EFE e republicado no portal UOL [título e imagem colocados por este blog].

Nenhum comentário: