sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOVO POÇO CONFIRMA POTENCIAL DE ÓLEO LEVE EM TUPI, DIZ PETROBRAS

“A Petrobras divulgou nota na noite de 23/06 informando que a perfuração de um novo poço exploratório confirmou o potencial de volume de óleo leve nos reservatórios de Tupi localizados em águas ultraprofundas da região do pré-sal da Bacia de Santos.

Esse é o sétimo poço perfurado na área de Tupi, o campo com a maior reserva de petróleo e gás equivalente do pré-sal, com cerca de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo recuperável. O novo poço, informalmente conhecido como Tupi Alto, está localizado a 275 quilômetros (km) da costa do estado do Rio de Janeiro e a 12 (km) a nordeste do poço descobridor Tupi–1.

Tupi Alto foi perfurado em posição estrutural mais elevada do que os demais na área de Tupi, e comprovou, por meio de amostragens de petróleo em teste a cabo, a descoberta de óleo com densidade ainda mais leve do que a média dos óleos verificada nos outros poços da região.

A Petrobras é a operadora do Bloco Bacia Marítima de Santos 1 (BM-S-1), onde está localizado Tupi, com 65% de participação. Também fazem parte do consórcio a BG Group (25%) e a Galp Energia (10%).

O consórcio, ainda segundo a nota da estatal, “dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no plano de avaliação aprovado pela ANP [Agência Nacional do Petróleo], no qual consta a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010”.

FONTE: reportagem de Nielmar Oliveira publicada pela Agência Brasil.

Nenhum comentário: