sexta-feira, 25 de junho de 2010

NEM SÓ SERRA CAI. O DESEMPREGO TAMBÉM


Brizola Neto

"Como eu registrei aqui (no blog “Tijolaço), na madrugada de hoje (24/06), enquanto o mundo amarga as maiores taxas de desemprego da história, a atividade econômica no Brasil, impulsionada pelo consumo popular, faz com que se registrem todos os meses os melhores resultados nos níveis de emprego.

O IBGE divulgou agora de manhã a taxa de maio – 7,5% – a menor taxa de desemprego para meses de maio desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em março de 2002, como você pode ver no gráfico acima.

Era para ter sido menor ainda, não fosse a freada provocada pela elevação dos juros. Houve uma minúscula alta em relação a abril, quando o número foi 7,3%. Mas o desemprego foi muito abaixo dos 8,8% de maio passado. O rendimento médio real dos trabalhadores que foi, em maio de 2010, em R$ 1.417,30, nas seis regiões metropolitanas que integram a pesquisa, apresentou queda de 0,9% na comparação mensal, mas uma alta 2,5% de frente a maio do ano passado.

Se o Banco Central e Henrique Meirelles não atrapalharem mais, o Brasil terá o melhor ano no emprego e no salário de toda a sua história.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço”.

Nenhum comentário: