domingo, 27 de junho de 2010

A ESTRANHA FICHA DO VICE DE SERRA



VICE DE SERRA JÁ FOI AFASTADO DO PSDB PORQUE QUIS INVESTIGAR A CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC/PSDB/DEM

VICE DE SERRA JÁ FEZ CAMPANHA CONTRA O TUCANO

Um dos críticos mais ácidos do governo Lula no Senado, o escolhido pelo PSDB para ser vice de José Serra, já fez campanha contra o tucano.

Em 2002, Álvaro Dias estava no PDT e optou por apoiar Lula no segundo turno na disputa contra Serra.

Dias havia deixado o PSDB um ano antes sob ameaça de expulsão por ter assinado requerimento de criação de uma CPI para investigar denúncias de corrupção no governo FHC (1995-2002) [integrado por José Serra].

A atitude, considerada “indisciplinada” [sic] pelo partido, revela a forma de atuação do senador.

Dias voltou ao PSDB em 2003. No governo Lula, ele procurou tomar a dianteira [de tempo na mídia] quando surgia uma brecha para investigar atos da administração, propondo convocações, CPIs e enchendo os gabinetes dos ministros de requerimentos.

Apesar disso, esteve entre os senadores que cederam a parentes bilhetes aéreos de “sua cota” [comprados com dinheiro público] no caso que ficou conhecido como o "escândalo das passagens".

Dias é considerado um “político midiático”, o que irrita muitos dos seus colegas e lhe tirou a chance de ser líder do PSDB no Senado.

Propôs a CPI da Petrobras [contra os interesses da empresa nacional e em prol das grandes petrolíferas estrangeiras], que levou o governo Lula ao desespero no ano passado, e presidiu as CPIs da Terra e do Futebol. De seu gabinete saíram várias linhas de investigação da CPI dos Correios.

No episódio [que ele propagandeou como o] “dossiê elaborado na Casa Civil”, -então comandada por Dilma Rousseff- com gastos do governo FHC, Álvaro Dias se envolveu em polêmica ao admitir [caiu na própria armadilha, confessando] que soube do documento antes de ele [encaminhá-lo para] ser divulgado pela imprensa.

[A existência de ‘dossiê’ ilegal já foi desmentida após investigações. Teria havido o obrigatório e rotineiro levantamento burocrático das despesas do Palácio do Planalto. O escarcéu foi criado pelos tucanos, e pela mídia que os pauta, porque queriam manter escondidos os gastos dos governos FHC/PSDB/DEM e publicar somente os do governo Lula].

Senador no terceiro mandato, ele já foi governador do PR, deputado federal e estadual. Vaidoso, faz ginástica [operações plásticas] e anda sempre com o cabelo [pintado e ‘alinhado’]. Aos 66 anos, é considerado [ironicamente] pelos colegas o ‘galã’ da bancada do PR.”

FONTE: reportagem de Andreza Matais e Noeli Menezes publicada ontem na Folha de São Paulo [título, aspas e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: