sexta-feira, 25 de junho de 2010

PRESIDENTE NACIONAL DO PSDB IMPLICADO EM GRAVE CASO DE NEPOTISMO

OUTRO EX-PRESIDENTE TUCANO, AZEREDO, POR SUA VEZ, ESTÁ AFUNDADO NO CASO DO 1º MENSALÃO, O PAI DE TODOS.

A “SUPOSTA” CORRUPÇÃO ESVAZIA A “CANDIDATURA” DE GUERRA, O MAIS RECENTE COTADO PARA “VICE DE SERRA”. O “1º VICE” TENTADO POR SERRA, O EX-GOVERNADOR ARRUDA, NAUFRAGOU NA FILMADA LAMA DA CORRUPÇÃO DOS DEMOTUCANOS EM BRASÍLIA.

O GRANDE MISTÉRIO É: POR QUE A ‘FOLHA’, TRADICIONAL E FORTEMENTE FAVORÁVEL AOS TUCANOS E A SERRA, JORNAL QUE SEMPRE ABAFOU OS ESCÂNDALOS DEMOTUCANOS, ESTÁ NOTICIANDO OS FATOS SOBRE SÉRGIO GUERRA ? QUAL A JOGADA ? (ver a seguir reportagem da ‘Folha”):

GUERRA DIZ QUE, SE [NEPOTISMO] FOR ILEGAL, DEMITE FAMÍLIA

Reportagem de Andreza Matais e Noeli Menezes

“Cotado para vice de Serra, presidente do PSDB afirma que não tem "disposição" nem "vontade" de ocupar vaga.

Senador usa decisão do STF, que afrouxou regra contra nepotismo, para explicar a contratação de 9 da mesma família.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), admitiu que pode demitir oito integrantes de uma mesma família contratados pelo seu gabinete no Senado.

A Folha revelou ontem que oito parentes de Caio Mário Mello Costa Oliveira, uma espécie de "faz-tudo" do senador, foram nomeados para trabalhar em seu escritório de apoio em Recife, mas eles não dão expediente nem são conhecidos no local.

O senador, no entanto, se valeu do novo parecer sobre nepotismo da assessoria jurídica do presidente do STF, Cezar Peluso, para justificar a nomeação da família.

Segundo Guerra, não há subordinação entre eles, o que descaracteriza nepotismo. Foi o mesmo argumento usado por Peluso para justificar a contratação de um casal para sua assessoria.

A decisão contraria entendimento anterior do Conselho Nacional de Justiça sobre a súmula vinculante que proibiu o nepotismo sem exceção nos três Poderes.

"Essa questão está sendo objeto de certa discussão jurídica. Tão logo haja clareza sobre isso, vamos tomar as medidas cabíveis. Se for ilegal, não tem problema nenhum, vão todos embora."

O senador só admitiu demitir os parentes caso o Supremo reavalie essa nova posição do seu presidente.

Cinco foram nomeados no mesmo dia, 17 de setembro de 2009 -antes da nova interpretação da assessoria jurídica do STF sobre a regra do nepotismo. Juntos, recebem cerca de R$ 20 mil mensais.

FUNCIONÁRIOS DE SENADOR NÃO VÃO AO TRABALHO

A Folha voltou ontem ao escritório do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), em Recife, mas não teve acesso à sala.

Eram cerca de 13h quando a reportagem chegou ao prédio. Um bilhete informava que só retornariam na segunda-feira, por causa do feriado de São João, comemorado hoje.

Funcionários do edifício ficaram surpresos ao saber que, oficialmente, 37 pessoas estão lotadas ali. Segundo eles, seria difícil o local acomodar todas elas.

A Folha revelou ontem que oito parentes de Caio Mário Mello Costa Oliveira, auxiliar do senador, foram nomeados em seu escritório de apoio, mas não dão expediente no local.

A Folha tenta contato com os parentes de Caio desde quinta passada. Na noite de ontem, a reportagem conseguiu falar com José de Mello Costa Oliveira Filho, irmão dele.

Ele disse cuidar da "parte de informática" do senador, mas afirmou que sua "base" é a franquia do restaurante chinês China in Box, da qual é sócio com Caio. Até ontem à noite, a Folha não conseguiu falar com os outros integrantes da família.

FONTE: publicado na Folha de São Paulo [título e subtítulos colocados por este blog]

Nenhum comentário: