segunda-feira, 28 de junho de 2010

EM NOTA OFICIAL, ‘G8’ PEDE O FIM DO BLOQUEIO ISRAELENSE EM GAZA


O PROGRESSIVO ROUBO POR ISRAEL DAS TERRAS PALESTINAS E SÍRIAS

AGORA, ACENTUA-SE O ESTRANGULAMENTO DE GAZA


“A busca da paz entre palestinos e israelenses foi destaque da declaração final da reunião do G8 (grupo que reúne os países mais industrializados do mundo), divulgada neste sábado (26). Indiretamente, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Japão e Rússia apelaram a Israel para acabar com o embargo na Faixa de Gaza.

Desde 2007, cerca de 1,4 milhão de moradores da região vivem sob rígido regime de restrições. A criação de um Estado palestino independente foi defendida formalmente. “Exortamos no sentido de criar condições propícias para as negociações diretas com o objetivo da criação de um Estado independente, contínuo e viável da Palestina, vivendo lado a lado, em paz e segurança entre si e com seus vizinhos”, diz o documento.

Na declaração final, o G8 lamenta ainda o episódio do dia 31 de maio, quando uma frota que levava ajuda humanitária a Gaza foi atacada por israelenses. Nove pessoas morreram e 30 ficaram feridas durante a abordagem de um navio de bandeira turca, que integrava a frota de ajuda. O ataque gerou uma série de críticas a Israel.

“Lamentamos profundamente a perda de vidas e os danos sofridos nos eventos fora da costa de Gaza em 31 de maio. Saudamos a decisão do governo israelense de criar uma comissão independente para uma investigação pública desses eventos”, afirma a nota.

Ao mencionar a redução do bloqueio israelense em Gaza, o G8 ressaltou que o sistema em vigência “não é sustentável, deve ser mudado”. O grupo defendeu o direito da população de Gaza de ter acesso a material de construção para obras de infraestrutura e de desenvolvimento econômico.

Por enquanto, o governo de Israel autoriza apenas a entrada de alguns tipos de alimentos, roupas e brinquedos.

Na declaração final, o G8 também apelou pela libertação do soldado israelense Gilad Shalit, preso pelo grupo fundamentalista islâmico Hamas, que há quatro anos controla a Faixa de Gaza. Há suspeita de que o militar israelense sofra torturas e ameças constantes. “Pedimos a libertação imediata do soldado israelense sequestrado Gilad Shalit”, apelou o G8 na nota oficial.”

FONTE: publicado no portal “Vermelho” com informações da Agência Brasil [subtítulos e imagem colocados por este blog].

Nenhum comentário: