quarta-feira, 30 de junho de 2010

JORNAL TUCANO (”FOLHA”) CONSIDERA RUIM O BRASIL SER HOJE RECONHECIDO COMO MELHOR PARA INVESTIR


[Segundo a Folha de São Paulo, o atual reconhecimento internacional (de maior capacidade do Brasil de honrar suas dívidas) causará a maior entrada de recursos estrangeiros e isso “pode valorizar mais o real e prejudicar as exportações”...]

Vejamos a reportagem da “Folha” (29/06):

AGÊNCIA DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DEVERÁ ELEVAR A NOTA DO BRASIL

FITCH ALTEROU A PERSPECTIVA DO RATING DE "ESTÁVEL" PARA "POSITIVA"


“A agência de classificação de risco Fitch indicou ontem (29/06) uma possibilidade maior de elevação da nota do Brasil.

A instituição manteve a classificação da dívida de longo prazo em moeda estrangeira e local em BBB-, mas alterou a perspectiva da nota de estável para positiva.

Isso significa que a probabilidade de o ‘rating’ do Brasil ser elevado nos próximos dois anos é superior a 50%.

Desde 2008, o Brasil é considerado grau de investimento pela Fitch e pela Standard & Poor's. Em 2009, a Moody's concedeu a nota. O ‘rating’ mede a capacidade do país de honrar suas dívidas.

Segundo a Fitch, a revisão da perspectiva reflete o desempenho melhor do que o esperado do Brasil.

A agência elogia a "política econômica relativamente prudente" do país e diz não esperar mudança significativa na condução da economia no próximo governo.

"O Brasil tem resistido bem à crise global e apresenta uma das mais rápidas recuperações", disse em relatório Shelly Shetty, chefe de ratings soberanos da Fitch para América Latina. A Fitch projeta que o Brasil crescerá 7% neste ano e 4,5% em 2011.”

Conclui a “Folha”:

“ALERTA

(...) Na avaliação do economista Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central, uma nova elevação pode até ter consequências negativas. Segundo ele, a maior entrada de recursos estrangeiros pode valorizar mais o real e prejudicar as exportações.”

[Será que por isso, para evitar esse “malefício” acima apontado pelo jornal tucano, que o governo FHC/PSDB/DEM levou o Brasil para péssimos níveis de capacidade do país de honrar suas dívidas e, com isso, os índices de classificação “Risco Brasil” eram naquele governo cerca de dez vezes piores que o atual?!?

Em outra reportagem, a ‘Folha” de ontem reproduz texto de Martin Wolf, do "Financial Times", que expressa: “o Banco Central [no Governo Lula/PT] reduziu a taxa de juros de referência [SELIC] de 45% [nos anos FHC] a apenas 8,75% em 2009. A estabilidade se escorou no acúmulo de reservas cambiais, que chegaram a US$ 235 bilhões em fevereiro de 2010, ante US$ 33 bilhões em janeiro de 1999.” [Faltou o FT mencionar que FHC/PSDB passou o governo com inflação crescente de 12% e projetando-se para 20% no final do ano. O governo Lula/PT conseguiu 'domar o dragão' e reduziu a inflação para índices próximos a 5%].

Depreendo que a “Folha” vê como positivo aquele quadro ruim da economia nacional sob governo tucano, pois com ele não havia atração para investimentos estrangeiros no Brasil. Deve ser por isso que o jornal há 8 anos luta arduamente para a volta dos demotucanos ao poder].

FONTE: publicado na Folha de São Paulo [título e trechos entre colchetes colocados por este blog]

Nenhum comentário: