terça-feira, 29 de junho de 2010

EUA QUEREM MAIS BARREIRAS COMERCIAIS CONTRA IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

“EUA QUEREM BARREIRAS COMERCIAIS CONTRA IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, PORÉM LIBERDADE PARA EXPORTAR SEUS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS...

FRACASSAM AS NEGOCIAÇÕES IMPONDO REGRAS PARA O FIM DAS BARREIRAS COMERCIAIS

“Toronto (Canadá) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu, domingo (27), que fracassaram as negociações para incluir itens mais assertivos sobre a Rodada Doha – que envolvem acordos para diminuir as barreiras comerciais – no documento final do G20 (que reúne os países mais ricos e alguns emergentes).

Mantega disse ainda que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu nas discussões em Toronto, no Canadá, que o tema sofre restrições entre os políticos norte-americanos.

“O presidente Obama não concorda com a proposta do jeito que estava [no documento final do G20]. Ele disse que tem resistências políticas nos Estados Unidos”, afirmou Mantega. “Eu acredito que a questão ficou prejudicada e acho que não vamos avançar [este ano].”

A expectativa do governo brasileiro era de que houvesse algum avanço nas negociações. Mas os Estados Unidos insistem em manter as barreiras comerciais sobre os produtos agrícolas, enquanto os brasileiros não abrem mão desse tema. Os norte-americanos querem ainda mais facilidades no item bens e serviços, questão que o Brasil não aceita negociar.

Mantega disse compreender as dificuldades de Obama: “Isso seria contrariar interesses específicos”. Em novembro, há eleições legislativas nos Estados Unidos. O Partido Democrata, do presidente norte-americano, está ameaçado de sofrer redução no número de parlamentares. Obama não vive o melhor momento político, segundo analistas. Por isso evita envolver-se em controvérsias.”

FONTE: reportagem de Renata Giraldi, enviada especial a Toronto, publicada pela Agência Brasil (edição: Graça Adjuto) [título e subtítulo colocados por este blog].

Nenhum comentário: