sexta-feira, 25 de junho de 2010

SP: DESEMPREGO CAI 23,8% EM MAIO

SP: DESEMPREGO CAI 23,8% EM MAIO COMPARADO A IGUAL PERÍODO DE 2009

“O número de desempregados em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre atingiu em maio deste ano o menor nível para esses meses desde 2002.

Em São Paulo, que concentra cerca de 40% das indústrias brasileiras, a queda na população desocupada foi de 23,8% em relação a maio do ano passado. Em Porto Alegre, o recuo foi de 15,7% na mesma comparação, segundo dados divulgados hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em Recife e em Salvador a taxa de desemprego em maio deste ano também foi inferior à registrada em maio de 2009.

Já em relação a abril do ano passado, as taxas de desemprego permaneceram praticamente estáveis em todas as seis regiões metropolitanas analisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE.

Ainda em relação a maio do ano passado, a pesquisa registrou aumento da ocupação na indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água (6,3%); na construção (11,4%); nos serviços prestados às empresas, aluguéis, nas atividades imobiliárias e na intermediação financeira (4,7%); e na educação, saúde, administração pública, defesa e seguridade social (4,3%).

Na mesma base de comparação, houve aumento para os empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (1,1%) e para trabalhadores informais (7,7%). Já em relação a abril deste ano, houve queda de 0,8% para os empregados com carteira assinada no setor privado e de 2,8% para os trabalhadores informais.”

FONTE: reportagem de Cristiane Ribeiro publicada pela Agência Brasil.

Nenhum comentário: