segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NOVA PESQUISA DATAFOLHA REAFIRMA APROVAÇÃO RECORDE DE LULA


“Pesquisa do Datafolha divulgada ontem (19) reafirma resultado do Ibope apresentado na semana passada: o presidente Lula conta com aprovação massiva da população brasileira. O novo levantamento mostra o presidente com 83% de aprovação.

Pesquisa reafirma o que a rua já mostrava

Para 13% dos brasileiros, Lula faz um governo regular. Apenas 4% classificam a administração federal do PT como ruim ou péssima.

Quando comparada com seus antecessores, a boa avaliação de Lula fica ainda mais evidente. Fernando Collor, que deixou o cargo em 1992 após sofrer processo de impeachment, tinha apenas 9% de avaliação positiva quando saiu. Fernando Henrique Cardoso, mesmo ostentando a [falsa] imagem de “pai do real” e de responsável pela queda da inflação amargou 26%, ou seja, ficou impressionantes 57 pontos abaixo do petista.

Quando questionados se o Brasil está melhor, pior ou igual depois dos dois mandatos de Lula, o índice positivo se assemelha ao da sua aprovação: 84% dizem que o país está melhor.

De acordo com as medições feitas pelo instituto do Grupo Folha, a avaliação mais baixa do presidente durante suas duas gestões aconteceu na época do chamado “mensalão”, quando o governo Lula tinha 28% de avaliação positiva. A taxa de ruim ou péssimo era de 29%, e 41% classificavam a gestão como regular. Em 2006, Lula se recuperou. Foi reeleito presidente. Manteve certa estabilidade até 2007. De 2008 em diante veio a arrancada, batendo vários recordes de aprovação.

A pesquisa também detectou o que vai bem e o que vai mal em seu mandato, segundo os entrevistados ouvidos pelo Datafolha. Ao todo, 23% apontaram o sistema de saúde como área com desempenho pior; em seguida vem a segurança pública; educação atinge 7% e corrupção, 6%. Por outro lado, o combate à miséria e a política econômica foram tidas como as melhores, com, respectivamente, 19% e 13% de citações.

Além disso, Lula é aprovado por 67% dos ricos e por 84% dos pobres. No Nordeste, 88% acham o governo Lula ótimo ou bom. No Sul, 77%. No Sudeste, 79%.

O levantamento foi feito entre os dias 17 e 19, em todo país, com 11.281 pessoas. A margem de erro é de dois pontos.”

FONTE: publicado no portal “Vermelho” com informações da Folha de S.Paulo (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=144049&id_secao=1).

Nenhum comentário: