quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIFERENÇAS NO MODELO DE PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS EM RELAÇÃO AOS ANOS 90


Por Luis Nassif

Há diferenças a serem consideradas em relação ao modelo de privatização dos anos 90:

1. A Infraero mantém 49% do capital.

2. Os recursos arrecadados [no leilão e pela Infraero] serão destinados a aeroportos menores.

3. O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) financiará exclusivamente os investimentos previstos. Nos anos 90, financiava a compra.

[4. Não houve “venda” de aeroportos, mas “concessão” temporária de serviços, com a reversão ao Estado do patrimônio aeroportuário].

AS DÚVIDAS SOBRE AS CONCESSÕES DE AEROPORTOS

Alguns pontos que precisam ser acompanhados de perto, na questão dos aeroportos privatizados.

De acordo com o jornal “Valor” [propriedade dos grupos de direita tucanos “Folha” e “Globo”], os valores previstos no pagamento da outorga superam o caixa anual gerado pelos aeroportos.

Em pelo menos dois casos – Brasília e Guarulhos – o consórcio vencedor tem sócios problemáticos. No caso de Brasília, um grupo argentino que – segundo o “Valor” – tem histórico de não cumprimento de obrigações contratuais. No caso de Viracopos, uma empresa endividada que venceu licitação de concessão de rodovias paulistas e não conseguiu depositar as garantias exigidas.

Depois do leilão, haverá tempo de avaliar essas situações antes de bater o martelo.

O FLUXO DE CAIXA

De qualquer modo, chama atenção o fato de o fluxo de caixa atual dos aeroportos ser inferior ao que terá que ser desembolsado anualmente pelas vencedoras.

O que explicaria lances com essa discrepância?

1. Previsões otimistas sobre o crescimento da demanda. É de se perguntar por que grandes construtoras não ousaram lances semelhantes.

2. Financiamentos do BNDES. Como a rentabilidade da concessão é maior do que o custo do financiamento do BNDES, o diferencial garante uma folga para a concessionária aliviar seu caixa. Mas vale para todas. Portanto, não explica o valor alto dos lances vencedores. Além disso, ao contrário dos anos 90, o financiamento será apenas dos investimentos previstos.

3. O Projeto Básico de Investimento que será apresentado [para aprovação ou não] nos próximos 90 dias, no qual a empresa define o custo dos investimentos necessários para atender às exigências de ampliação do aeroporto.”

FONTE: portal do jornalista Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/diferencas-no-modelo-de-privatizacao-em-relacao-aos-anos-90) e  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-duvidas-sobre-as-concessoes-de-aeroportos#more) [imagem do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: