sábado, 4 de fevereiro de 2012

POR QUE DILMA É (SEMPRE) A BOLA DA VEZ


Por Paulo Henrique Amorim

POR QUE DILMA É (SEMPRE) A BOLA DA VEZ?

Porque ela e o ‘Nunca Dantes’ têm a mania de pegar o dinheiro do Tesouro e dar aos pobres.

A elite gostava do outro, daquele outro que pegava o dinheiro do povo e dava aos ricos.

Junto, de troco, iam as telefônicas, as estradas, os bancos, as empresas de energia, a Vale do Rio Doce – não percam o depoimento do FHC sobre quem o convenceu a vender a Vale a preço de banana – e, por pouco, pouco, a Petrobrax:  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/06/video-serra-mandou-fhc-vender-vale-e-light/).

Veja por que a Dilma será sempre a bola da vez.

Essa Mensagem ao Congresso é uma ofensa à elite (a de São Paulo é a mais atrasada do Brasil, segundo o Mino Carta). Na mensagem ao Congresso, Dilma Rousseff reafirma compromissos com desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza:  (http://blog.planalto.gov.br/na-mensagem-ao-congresso-dilma-rousseff-reafirma-compromissos-com-desenvolvimento-sustentavel-e-erradicacao-da-pobreza/).

Na mensagem enviada quinta-feira (2) ao Congresso Nacional pela abertura do Ano Legislativo, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou seus compromissos com o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza extrema no Brasil. Segundo ela, o novo modelo de desenvolvimento, centrado no fortalecimento do mercado interno, na geração de emprego, na distribuição de renda e nos investimentos, está sendo consolidado por seu governo. A presidenta ressaltou ainda que o governo dispõe de instrumentos para manter trajetória de crescimento sustentável, sem desequilíbrios fiscais, inflacionários ou externos.

A economia brasileira apresenta fundamentos sólidos. Mais da metade da população brasileira já pertence aos estratos médios de renda. O motor de nosso crescimento tem sido, e continuará sendo, o fortalecimento de nosso mercado interno e o combate à pobreza”, diz o texto apresentado aos parlamentares pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

A presidenta assegurou, ainda, que não faltarão recursos orçamentários para as políticas sociais e projetos do “Programa de Aceleração do Crescimento” e do “Minha Casa, Minha Vida”.

Mais emprego, desenvolvimento e infraestrutura continuarão sendo gerados pelo amplo e articulado conjunto de obras do PAC, que, em 2012, ganharão ímpeto ainda maior, em todo o território nacional, com investimentos de R$ 42,6 bilhões.”

Num cenário internacional instável, afirmou a presidenta, a gestão econômica vai exigir disciplina para assegurar a solidez dos fundamentos macroeconômicos e ousadia para adotar medidas necessárias à continuidade do crescimento da produção e do emprego, e para proteger a estrutura produtiva do país.

Queremos estimular o ingresso de investimentos produtivos, o adensamento maior de cadeias industriais e, principalmente, garantir a geração de cada vez mais oportunidades de ascensão econômica e social para os brasileiros e brasileiras.”

Já a “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável”, a “Rio + 20”, será o principal desafio multilateral em 2012. Será oportunidade, segundo Dilma Rousseff, de reafirmação do compromisso com a erradicação da pobreza no mundo. A mensagem presidencial lembra que o “Plano Brasil Sem Miséria” incluiu, em seis meses, mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes no “Programa Bolsa Família” e localizou, por meio da “Busca Ativa”, 407 mil famílias extremamente pobres. A mobilização de estados e municípios, ressaltou, foi fundamental.

Vamos garantir que, até o final deste ano, 200 mil famílias de agricultores familiares extremamente pobres estejam recebendo assistência técnica para aprimorar sua capacidade de produção e de geração de renda. Trabalharemos, em parceria, para avançar mais celeremente em direção à meta de tornar o Brasil um país sem miséria.”

O governo federal, segundo a presidenta Dilma, já começou a enfrentar uma das maiores demandas e preocupações da população, que é a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. Segundo ela, o “Programa Melhor em Casa” vai oferecer atenção domiciliar aos pacientes do SUS, enquanto o “SOS Emergências” será voltado para a gestão e o atendimento nas urgências dos hospitais. Já na área da Educação, a presidenta citou a contratação para construção de 1,5 mil creches e pré-escolas, e a criação de 88 unidades de educação profissional e tecnológica, e de 20 campi universitários em 2012.

No ano que se inicia, queremos ampliar nossas políticas voltadas à primeira infância. Se formos capazes de garantir mais e melhor atenção e proteção a essa faixa etária [zero a cinco anos] estaremos atuando sobre uma das origens da desigualdade em nosso país”, avaliou a presidenta Dilma.

FONTE: portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/02/03/por-que-dilma-e-sempre-a-bola-da-vez/).

Nenhum comentário: