quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UM POUCO MAIS SOBRE VANT

O UAS Watchkeeper da Thales será o pilar da cooperação de defesa entre a França e o Reino Unido. (Foto: Thales)
[PESQUISA E INDÚSTRIA NO BRASIL PRECISAM DAR MAIOR ATENÇÃO A ESSA ÁREA PRIORITÁRIA PARA GRANDES POTÊNCIAS]

O NOVO VANT ANGLO-FRANCÊS

Do blog “Cavock”

"WATCHKEEPER" SERÁ O PRINCIPAL PILAR DA COOPERAÇÃO DE DEFESA ENTRE REINO UNIDO E FRANÇA

“O maior sistema de aeronaves táticas não tripuladas (UAS) na Europa foi anunciado como um dos principais pilares de ampla cooperação de defesa anglo-francesa na área de UAS, com o Governo francês confirmando seu interesse em trabalhar com o Reino Unido para desenvolver a aeronave "Watchkeeper" da Thales.

Victor Chavez, diretor executivo da “Thales Reino Unido”, disse: “Os veículos aéreos não tripulados [UAV, ou VANT, ou Drone] têm desempenhado papel fundamental nas operações militares nos últimos anos, e é natural que eles agora também estejam no centro das atenções dos acordos internacionais de defesa. O Reino Unido e a França querem permanecer líderes no uso de UAV, e trabalhar juntos no “Watchkeeper” garantirá que ambos tnham as melhores capacidades de inteligência sem duplicar os custos.

A cooperação vai desbloquear enormes benefícios potenciais em termos de interoperabilidade, desenvolvimento tecnológico, articulação e colaboração industrial. A geminação do 32° Regimento da Artilharia Real Britânica com o 61° Regimento da Artilharia Francesa destaca o quão perto os dois países pretendem trabalhar nessa área.”

Industrialmente, os UAV são fundamentais para a renovação do setor da defesa ao longo do próximo período, e o acordo de hoje dá confiança ao mercado que as indústrias britânica e francesa irão desempenhar papel central. A colaboração também cria a oportunidade de trabalhar com as melhores empresas pequenas e médias de ambos os países que costeiam o Canal da Mancha, para assegurar que essa capacidade dinâmica continue a evoluir.”

A Thales está na vanguarda da adoção crescente de UAS pelo Reino Unido, com experiência inigualável de 60.000 horas de operação com o Hermes 450 no Afeganistão e no Iraque.

O sistema de próxima geração “Watchkeeper”, a ser totalmente construído na Europa, será oferecido para missões de vigilância, salvamento e outras capacidades operacionais para as forças armadas do Reino Unido [e França], e é também o único UAV tático a cumprir os critérios de aeronavegabilidade europeus – completando mais de 100 vôos no Reino Unido como parte de seu programa de ensaios.”

FONTE: publicado no blog “Cavock” por Fernando Valduga (http://www.cavok.com.br/blog/?p=46551) [Título e subtítulo e pequenos ajustes no texto adicionados por este blog 'democracia&política'. Postagem por sugestão do leitor Probus]

4 comentários:

iurikorolev disse...

A Embraer fez uma associação com a Elbit israelense para fazer um novo Vant, o Harpia, baseado no Hermes israelense.

Unknown disse...

Iurikorolev,
Bem lembrado. Já postei aqui reportagem sobre o Harpia. Foi há quase um ano, em 31 de maio de 2011, sob o título "VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO MADE IN BRAZIL”.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

Maria Tereza
Não é aquele não.
Interessante que o nome é o mesmo !
Eles estão desenvolvendo ainda.
É coisa recente.
Vai ser tecnologia estado da arte !
Coloque no Google
"Embraer reveals design work on Harpia UAV"

Unknown disse...

Iurikorolev,
Gostei de saber! Não conhecia. É da classe do Heron. Bem que eu estava achando o Harpia da minha postagem muito pequeno.
Vou postar texto sobre ele amanhã.
Obrigada
Maria Tereza