sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A BOA PERCEPÇÃO DO BRASIL NO EXTERIOR

Do portal de Luis Nassif,

"É interessante observar que muitos países perceberam há tempos que a situação do Brasil é outra, que novos tempos chegaram, como se a história estivesse novamente em marcha e que as oportunidades estão em nosso país (com todas as mazelas históricas que se reconhece e que precisam ser vencidas).

Quando Dilma esteve em Paris no final do ano passado, foi muito interessante observar a reação da imprensa. A capa de um semanário econômico era sintomática disso: "Brasil, o país em que é preciso estar", "Iremos todos ao Brasil". Hoje, no "Le Monde", uma página inteira anuncia o novo volume da coleção de livros que o jornal edita na coleção "Le Monde - Histoire", cujos volumes procuram dar conta das mudanças no mundo atual. E o sobre o que é o novo volume da coleção? "Brasil, a epopéia de uma potência emergente". E a imagem da capa? Lula passando a faixa presidencial a Dilma.

É nessas horas que dá uma preguiça imensa de acompanhar a nossa imprensa, para o qual nada mudou, tudo continua igual... Sua incapacidade e má vondade de querer pensar e problematizar nosso país é grande.

Um abraço, Marlon

http://boutique.lemonde.fr/catalog/product/view/id/7757/?nouveaute=1

FONTE: portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-percepcao-do-brasil-no-exterior).

COMPLEMENTAÇÃO deste blog ‘democracia&política:

Le Monde Histoire - Brésil

L’épopée d’une puissance émergente

[Prix* : 6,90 € (Frais d'expédition)]

Description


Ancienne colonie portugaise, le Brésil s’est longtemps cherché un avenir. Aujourd’hui en voie de devenir la « ferme du monde », doté de richesses en or noir qui lui assurent un véritable passeport pour le futur et d’un Etat suffisamment fort pour s’attaquer aux inégalités sociales, le géant de l’Amérique latine s’affirme comme le porte-drapeau des pays émergents. Il est d’ores et déjà devenu la sixième puissance économique mondiale.

L'auteur

Jean-Pierre Langellier, qui a rédigé l’introduction de cet ouvrage et supervisé le choix des textes, a été journaliste au Monde, spécialisé dans les questions internationales, de 1976 à 2011. Il y a exercé diverses fonctions, dont celles de chef du service étranger (1990-1994), de rédacteur en chef adjoint et d’éditorialiste. Il a été correspondant du journal à Nairobi, Jérusalem, Londres et Rio de Janeiro (2008-2011). Il est l’auteur de plusieurs ouvrages, dont Les Héros de l’an mil (Seuil, 2000)". (...)

FONTE: "Le Monde" (http://boutique.lemonde.fr/le-monde-histoire-bresil-7757.html).

Nenhum comentário: