sexta-feira, 24 de maio de 2013

"BOLSA-BOATO"

[A corrente de boatos...]


Fernando Brito voltou: Urubóloga, tremei !

O portal “Conversa Afiada reproduz post do blog “Tijolaço”, que está de volta:

 

QUEM GANHA COM O BOLSA-BOATO?


Por Fernando Brito


“Quem diz que está investigando a origem do boato sobre o fim do ‘Bolsa-Família’ deveria começar por aqueles que se beneficiam de mentiras assim.

[...] [Plantaram] a falsa notícia de que iriam acabar com o Bolsa-Família, que se espalhou, sobretudo, nos estados do Nordeste e provocou corrida aos terminais da Caixa Econômica e, em alguns lugares, até mesmo quebra-quebras.

Nenhum jornal deu-se ao trabalho de perguntar, aos que correram aos caixas automáticos, como souberam da notícia falsa. Publicam [a estranha desculpa] que “as pessoas têm medo de falar como souberam da ‘notícia’”. Centenas de pessoas? Milhares de pessoas? Acabaram de inventar o segredo de [toda uma] multidão….

Ao que parece, a Polícia Federal, até agora, também não perguntou.

Nem se tem notícia de que a Caixa tenha sido procurada pelos jornais para saber em que lugar começou o movimento anormal de saques, primeira providência para localizar os autores do atentado.

O nosso “jornalismo investigativo”, quando se trata de investigar o que fazem a direita e os poderosos, prefere dar mais destaque às declarações ridículas dos tucanos de que “isso é para atingi-los”.[!?!]

A tucanagem tem tradição nesse tipo de golpe baixo. Este “Tijolaço”, há três anos, mostrou como havia sites (como o 'petralhas.com.br') preparados para o uso de difamações pelos dirigentes do PSDB.

Coincidentemente, no mesmo dia dos boatos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu que o partido tratasse o povo “com carinho” e Aécio Neves afirmava que “o Bolsa-Família é hoje um projeto incorporado, enraizado na paisagem econômica e social e será mantido”.

O que os tucanos – e as elites brasileiras – pensam do Bolsa-Família foi dito de forma claríssima pelo senador (e quase-vice de José Serra) Álvaro Dias e pode ser assistido por qualquer um: “as pessoas não querem trabalhar para não perder o Bolsa-Família”.

Mas os jornais trazem o mesmíssimo senador acaju vociferando contra a “armação” governista de insinuar que a tucanagem é contra o programa.

Isso não quer dizer que o PSDB tenha disseminado a mentira do sábado. Mas, certamente, o faz beneficiário do “Bolsa-Boato”.

Desde muito antes de Ághata Christie escrever seu primeiro romance, a primeira pergunta que se faz é: a quem este crime beneficia?

Como aconteceu de outras vezes, a presidenta reagiu com firmeza e mandou apurar tudo.

Mas não é improvável que se faça corpo mole na apuração, porque tem gente que acha que, sendo mansinho, vai ganhar o título de “bom menino” da mídia.

Que, por sua vez, não quer saber de “malfeito de direita”.

Não é notícia.”

FONTE: escrito por Fernando Brito no blog “Tijolaço”. Transcrito no portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/05/23/tijolaco-quem-ganha-com-o-bolsa-boato/). [Trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: