sexta-feira, 17 de maio de 2013

ECONOMIA EUROPEIA EM QUEDA; NOVE PAÍSES ESTÃO EM RECESSÃO


“A economia da zona euro está em queda há seis trimestres consecutivos. Nove dos 17 países estão em recessão: Espanha, França, Itália, Finlândia, Holanda, Portugal, Chipre, Grécia e Eslovênia. A política de austeridade imposta pela troika e pelo governo alemão de Angela Merkel está afundando a Europa.

Do “Esquerda.net”, de Portugal

Os dados do “Eurostat” foram divulgados na quarta-feira (15) e são relativos ao Produto Interno Bruto da zona euro no primeiro trimestre de 2013.

Na média, o PIB regional caiu 0,2% no primeiro de 2013 em relação ao trimestre anterior, e 1% em relação ao ano anterior.

A zona euro está em recessão há seis trimestres consecutivos, a mais longa recessão da zona desde que começaram a ser registrados os dados em 1995.

O PIB da França caiu 0,2% no primeiro trimestre de 2013, em relação ao trimestre anterior, estando em queda há dois trimestres consecutivos e, portanto, em recessão técnica. Em relação ao ano anterior, o PIB de França caiu 0,4%, uma queda superior ao 0,3% que registrava no final de 2012 em comparação com o final de 2011.

Por sua vez, a Alemanha conseguiu evitar a entrada em recessão, uma vez que cresceu no primeiro trimestre 0,1%, mas se trata de alta abaixo das previsões dos analistas, que esperavam crescimento de 0,3%.

Na zona euro, há nove países em 17 que estão em recessão: Espanha, França, Itália, Finlândia, Holanda, Portugal, Chipre, Grécia e Eslovênia (país cujo PIB está em queda, embora ainda não tenham sido publicados os dados do primeiro trimestre).

Carsten Brzeski, economista sénior do ING em Bruxelas, declarou à agência [norte-americana de notícias] Reuters: “A desgraça continua. Quase todos os principais países, exceto a Alemanha, estão em recessão, e até agora nada ajudou a parar essa espiral de queda."

A Itália, a terceira maior economia da zona do euro, registra o sétimo trimestre consecutivo de queda, o mais longo desde que começaram a ser registrados dados em 1970.

A economia portuguesa cai pelo nono trimestre consecutivo e a descida acentua-se. No primeiro trimestre de 2013, recuou 0,3% em relação ao último trimestre de 2012, e 3,9% face ao primeiro trimestre de 2012. Esses dados são ainda piores do que os que a Comissão Europeia previa.”

FONTE: do “Esquerda.net”, de Portugal. Transcrito no site “Carta Maior”    (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22054). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: