quarta-feira, 24 de novembro de 2010

COREIA DO SUL DISPAROU ANTES DE NORTE-COREANOS, ADMITE MILITAR DO SUL


“A Coreia do Sul estava realizando exercícios militares e testes balísticos na ilha de Yeonpyeong antes do bombardeio da Coreia do Norte, fazendo testes de tiro, reconheceu um militar sul-coreano terça-feira (23/11). A ilha atualmente é disputada pelos dois países.

“Estávamos realizando regularmente exercícios militares, mas nossos tiros foram direcionadas para o oeste, não para o norte", afirmou um oficial militar sul-coreano ao escritório da agência de notícias britânica Reuters em Seul.

Mais cedo, a Coreia do Norte já havia afirmado que foram os militares da Coreia do Sul que iniciaram os disparos de artilharia, provocando a reação norte-coreana, e não o contrário, como dissera o governo de Seul, que garantiu que o exército sul-coreano apenas "respondeu" aos disparos.

"Uma unidade de artilharia norte-coreana disparou tiros de provocação às 14h34 locais e as tropas sul-coreanas replicou de imediato", disse à um porta-voz do Ministério da Defesa em Seul. O exército sul-coreano deu ordem a aviões de combate para sobrevoarem a ilha, noticiou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A tensão entre os dois países aumentou durante o final de semana quando um cientista nuclear norte-americano afirmou que a Coreia do Norte estava enriquecendo urânio, que pode [em graus elevados de enriquecimento, o que não foi constatado na Coreia do Norte] ser usado na produção de armas nucleares. Durante a troca de tiros desta manha dois soldados sul-coreanos morreram e ao menos 20 pessoas, entre civis e militares, ficaram feridos.”

FONTE: reportagem de Thaís Romanelli, do site ”Operamundi”, publicada no portal UOl (http://operamundi.uol.com.br/noticias/COREIA+DO+SUL+ADMITE+TER+DISPARADO+ANTES+DE+NORTECOREANOS_7772.shtml) [trecho entre colchetes adicionado por este blog].

Nenhum comentário: