sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SUCESSO DE MICROS E PEQUENOS GARANTE ‘MILAGRE’ BRASILEIRO

"O Brasil perdeu o medo de emprestar dinheiro e constatou que a micro economia tem sido fundamental para garantir o crescimento do País e para ajudar no combate à pobreza. E engana-se quem pensa que emprestar aos pequenos é mais arriscado. Pelo contrário. Os pequenos honram seus compromissos e, com a ajuda de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aproveitam bem as oportunidades geradas, afirmou o presidente Lula quarta-feira (24/11) na inauguração da nova sede oficial da entidade em Brasília (DF). “Haverá um dia em que todos entenderão que se tem um segmento da sociedade que toma dinheiro emprestado e paga, é exatamente o pequeno, porque ele só tem a cara e seu nome como patrimônio”, disse o presidente em discurso.

Além do apoio de instituições como o SEBRAE, a microeconomia brasileira precisa é de crédito – e uma forma diferenciada de governar, que ajude a desenvolver justamente os mais necessitados. E o presidente está convicto de que conseguiu provar, à sociedade brasileira e ao mundo, que é possível governar dando atenção tanto à macroeconomia quanto à microeconomia. E afirmou aos presentes que ninguém ali tem a dimensão do que está acontecendo com o microcrédito no Brasil hoje, que vem impulsionando diversas cooperativas e pequenos negócios em todas as regiões brasileiras.

Nós precisamos criar as nossas coisas, inventar as nossas coisas e criar as nossas oportunidades. E eu acho que o que está acontecendo de milagre neste País é que as pessoas estão tendo oportunidades. E quando as pessoas têm oportunidades, pegam com as duas mãos, a cabeça e os pés, e vão embora – e vencem e conseguem fazer o milagre que está acontecendo no Brasil hoje.

O SEBRAE, afirmou Lula, tem responsabilidade em boa parte nesse milagre que o País vive atualmente, em combinar desenvolvimento com redução de desigualdades – algo que muitos duvidavam ser possível tempos atrás -, ajudando pequenos empreendedores a se formalizarem e, assim, terem mais acesso a financiamentos e capacitação. “O SEBRAE tem sido, durante 38 anos, uma unanimidade nacional. E eu acho que não é pela beleza dos seus dirigentes, mas pela competência do seu corpo de funcionários”, disse.

Em qualquer grande economia do mundo os micro e pequenos empreendimentos garantem a capilaridade de um setor empresarial que chega a cidades de todos os portes e atua nos mais diferentes setores econômicos – e aqui no Brasil não poderia ser diferente. As 5,8 milhões empresas de micro e pequeno porte no Brasil empregam 13 milhões de pessoas com carteira assinada e são fundamentais para manter a roda da economia em movimento, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida.

Lula lembrou ainda que em 2006 foi sancionada, com forte atuação do SEBRAE, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atendeu antigas reivindicações do setor. E com ela foi reduzida a burocracia e simplificada a tributação dos pequenos empreendedores. Previu, ainda, tempos ainda melhores pela frente:

Nosso mercado interno está fortalecido, e nunca tantos brasileiros puderam consumir bens e serviços dos mais diferentes tipos. O PAC e o programa Minha Casa, Minha Vida são fortes demandantes de serviços e materiais em todo o Brasil, e a eles se somam empreendimentos que garantirão trabalho e renda ao longo desta década (como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016).

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/sucesso-de-micros-e-pequenos-garante-milagre-brasileiro/#more-19260).

Nenhum comentário: