domingo, 21 de novembro de 2010

EM 5 ANOS, SÓ O PROUNI COLOCOU MAIS NEGROS NAS UNIVERSIDADES DO QUE NOS ÚLTIMOS 100 ANOS

“Para o fundador da ONG Educafro, frei David Raimundos Santos, a maior conquista da população negra no governo Lula foi o ProUni (Programa Universidade para Todos), criado em 2004. "Em cinco anos, só o ProUni colocou mais negros nas universidades do que os últimos cem anos de Brasil. E nós, negros, temos a consciência de que o que vai provocar a mobilidade social do povo negro é o acesso à educação de qualidade".

Agora ele espera que Dilma amplie o projeto, sobretudo em casos de alunos pobres que conseguem ingressar na universidade com bolsa integral, mas não têm dinheiro para transporte, alimentação e livros, e acabam sacrificando os estudos. Já existe o bolsa permanência que concede ajuda de custo de até R$ 300,00 mensais, justamente para atender esses casos, mas é apenas para cursos com carga horária de pelo menos 6 horas diárias, o que restringe a poucos cursos, como medicina.

A Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) estima que as ações afirmativas já puseram cerca de 500 mil afrodescendentes nas universidades, a maior parte através do ProUni nas universidades privadas, e nas públicas aproximadamente 90 mil ingressaram pelo sistema de cotas raciais.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula” com informações do Portal “Vermelho” e do portal “R7” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/11/em-5-anos-so-o-prouni-colocou-mais.html).

Nenhum comentário: