segunda-feira, 29 de novembro de 2010

REVISTA "FOREIGN POLICY" DESTACA CELSO AMORIM EM LISTA DE "PENSADORES GLOBAIS" DE 2010


“A lista dos 100 (cem) "pensadores globais" mais importantes do mundo, segundo a prestigiosa revista internacional "Foregin Policy", aponta o ministro brasileiro das Relações Exteriores Celso Amorim como o 6º lugar do seu ranking.

A lista completa, que sai na edição de dezembro da publicação, foi divulgada domingo (28/11) no site da revista: http://www.foreignpolicy.com/articles/2010/11/29/the_fp_top_100_global_thinkers

Segundo a "FP", Amorim se esforçou para transformar o Brasil em potência internacional sem seguir cegamente o governo dos Estados Unidos, nem romper com os americanos como fizeram outros governos de esquerda. A participação dele na negociação com o Irã, diz, "colocou o Brasil no mapa".

"Sob a liderança de Amorim, o Brasil abraçou entusiasticamente a aliança dos BRIC, com Rússia, Índia e China, que ele acha que tem o poder de 'redefinir a governabilidade mundial'".

A revista trouxe ainda uma longa entrevista com o ministro brasileiro.

A lista completa dos pensadores ainda cita a candidata derrotada à Presidência Marina Silva, mencionada em 32º lugar junto a outros líderes de partidos verdes.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/11/revista-foregin-policy-inclui-celso.html).

Nenhum comentário: