sábado, 27 de novembro de 2010

A QUEDA DO RISCO BRASIL

O Risco Brasil, na época da política econômica de FHC/PSDB, tão elogiada pela mídia e pela direita, alcançava a ordem de grandeza de 2.700 pontos. Hoje, 177. Ainda dizem que o mérito de Lula foi imitá-los!...

RISCO BRASIL RECUA 6,35% E FECHA AOS 177 PONTOS

Considerado um dos principais termômetros da confiança dos investidores, o índice EMBI+, calculado pelo Banco JP Morgan Chase, fechou aos 177 pontos (26/11), uma queda de 6,35% em relação ao fechamento de 25/11, de 189 pontos.

SOBRE O EMBI+ BRASIL

O ‘Emerging Markets Bond Index’ - Brasil é um índice que reflete o comportamento dos títulos da dívida externa brasileira. Corresponde à média ponderada dos prêmios pagos por esses títulos em relação a papéis de prazo equivalente do Tesouro dos Estados Unidos, tido como o país mais solvente do mundo, de risco praticamente nulo.

O indicador mensura o excedente que se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do governo norte-americano. Significa dizer que a cada 100 pontos expressos pelo risco Brasil, os títulos do país pagam uma sobretaxa de 1% sobre os papéis dos EUA.

Basicamente, o mercado usa o EMBI+ para medir a capacidade de um país honrar os seus compromissos financeiros. A interpretação dos investidores é de que quanto maior a pontuação do indicador de risco, mais perigoso fica aplicar no país.

Assim, para atrair capital estrangeiro, o governo tido como "arriscado" deve oferecer altas taxas de juros para convencer os investidores externos a financiar sua dívida - ao que se chama prêmio pelo risco.”

FONTE: publicado no Valor Online/Finanças, em 24/11/2010 (http://valoronline.com.br/online/financas/28/341071/risco-brasil-recua-6...) e transcrito no blog de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-queda-do-risco-brasil#more) [1º parágrafo adicionado por este blog].

Nenhum comentário: