sábado, 24 de dezembro de 2011

LÍDER TUCANO INCORRE EM CORRUPÇÃO QUE ELE MESMO CONSIDEROU “GRAVÍSSIMA”

Duarte Nogueira, líder do PSDB

EM APUROS MIDIÁTICO TUCANO ACUSADOR DE CORRUPÇÃO

[OBS deste blog ‘democracia&política’: Nogueira foi um dos que mais pediram o afastamento e a investigação do Ministro do Turismo Pedro Novais acusando-o de pagar a doméstica e o motorista de sua mulher com dinheiro público. Duarte Nogueira muito aparecia na mídia, cinicamente lutando contra aquela “corrupção gravíssima”. O ministro foi afastado por conta desse intenso fogo da mídia. Agora, a máscara do acusador cai ao vir a público que ele incorre na mesma prática...].

Reportagem de Letícia Sander, do “Painel”, Andreza Matais, de Brasília e Edson Silva, de Ribeirão Preto (SP), da “Folha de São Paulo”

Funcionário contratado pelo gabinete do líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, atende a filhos do deputado

Procuradoria considera desvio de função o uso de servidores em tarefas particulares; Nogueira nega "conflito".

O motorista José Paulo Alves Ferreira leva o filho do deputado Duarte Nogueira à sua casa em Ribeirão Preto (SP)

O deputado federal Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara, paga com dinheiro público um motorista particular que atende a seus filhos no interior paulista.

José Paulo Alves Ferreira, conhecido como "Paulo Pedra", é desde julho contratado como secretário parlamentar pelo gabinete do deputado tucano, com salário que pode chegar a R$ 1.900,00, a depender de gratificações.

O expediente é cumprido em Ribeirão Preto, base eleitoral de Nogueira e onde moram os filhos. O deputado confirmou que o motorista atende a seus filhos, mas só "fora do horário comercial" e quando o parlamentar não está na cidade. Ele afirmou "não ver nada demais nisso".

As regras da Câmara permitem o trabalho do assessor no Estado, mas a atividade deve ser inerente ao exercício do mandato parlamentar.

O Ministério Público Federal considera desvio de função a atuação de servidores em tarefas particulares.

Em setembro, o Ministério Público Federal do Distrito Federal abriu investigação contra o ex-ministro Pedro Novais (PMDB-MA). O peemedebista deixou o Ministério do Turismo após a ‘Folha’ revelar que ele pagava a doméstica e o motorista de sua mulher com dinheiro público. Nogueira foi um dos que pediram a investigação [e que mais aparecia na mídia, cinicamente lutando “contra aquela corrupção gravíssima”. Agora, sua máscara cai ao vir a público que ele incorria na mesma prática...].

"Uma denúncia de prática de ilegalidade ou imoralidade por um ministro de Estado é gravíssima e não pode ser deixada de lado pelos poderes constituídos para ser esquecida pelo tempo", afirmou o deputado à época.

Neste ano, ele ingressou com 41 pedidos de investigação contra ministros e servidores alvos de denúncias.

A ‘Folha’ acompanhou a rotina do motorista de Nogueira durante cinco dias na última semana. Ferreira dirige um Toyota Corolla, que está em nome da mãe do deputado, com quem ele mora.

Em dois desses dias, o motorista levou um filho do deputado a uma casa de ensaios de bandas de música.

A ‘Folha’ também teve acesso a outras imagens anteriores do motorista conduzindo os filhos do deputado a um colégio, escola de inglês e curso de música.

O motorista também leva e busca as crianças em festas nos finais de semana.”

[P.S. deste blog ‘democracia&política’: essa corrupção, em si, não seria grave. Quem a julgou "gravíssima" foi o próprio líder do PSDB. O que nos deixa intrigados é o fato de a “Folha” e o “O Globo” terem noticiado essa revelação contra o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira. O normal da mídia nestes últimos vinte anos seria não publicar nada contra a direita demotucana. Se algo desabonador vazasse, a prática indicaria abafar e silenciar para sempre. Agora, há algo estranho nos bastidores tucanos, talvez disputas internas, que ainda não compreendemos e causam essa aparente incoerência da mídia tucana].

FONTE: reportagem de Letícia Sander, do “Painel”, Andreza Matais, de Brasília e Edson Silva, de Ribeirão Preto (SP), da Folha de São Paulo  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/16316-tucano-paga-motorista-com-verba-publica.shtml) e reproduzida no blog do Noblat (O Globo)  (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/12/22/lider-do-psdb-na-camara-paga-motorista-com-verba-publica-422829.asp) [título e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas Nogueira, como é que voce pode fazer isto? o que que tua mulher vai lhe dizer em casa?