quinta-feira, 29 de março de 2012

EMBRAER ANUNCIA VENDAS DO SUPER TUCANO NA ÁFRICA, NO VALOR DE US$ 180 MILHÕES


Embraer Defesa e Segurança Anuncia mais de USD 180 Milhões em Encomendas do A-29 Super Tucano no Continente Africano

“Santiago, Chile, 28 de março de 2012 - A Embraer Defesa e Segurança revelou que assinou contratos com três nações africanas para aquisição do turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano.

A Força Aérea de Burkina Faso, primeiro operador do modelo na África, já recebeu três aeronaves que são utilizadas em missões de vigilância de fronteiras.

É para essa mesma missão que a Força Aérea de Angola adquiriu recentemente seis aeronaves, cujas três primeiras serão entregues em 2012.

Por fim, a Força Aérea da Mauritânia escolheu o A-29 Super Tucano para executar missões de contrainsurgência. O valor total dos contratos – incluindo amplo pacote de suporte logístico, treinamento e peças de reposição – supera os US$ 180 milhões.

O Super Tucano tem alto grau de eficiência com baixos custos de operação. Sua capacidade de atuar em missões de vigilância e contrainsurgência o torna ideal para operações no continente africano”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “Prova disso é que alguns clientes deverão exercer suas opções de compra em breve e o avião tem despertado o interesse de diversos países da África”.

Com esses pedidos, sobe para nove o número de forças aéreas que já selecionaram o A-29 Super Tucano na América Latina, na África e no Sudeste Asiático, sendo que o avião já está em operação em seis delas.

SOBRE O A-29 SUPER TUCANO

O A-29 Super Tucano é capaz de executar ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contrainsurgência. Com mais de 130 mil horas de vôo e mais de 18 mil horas de combate, o A-29 Super Tucano está equipado com a mais moderna tecnologia disponível para aviônicos, incluindo visão noturna, sensores eletro-ópticos infravermelhos (Electro-Optical/Infrared – EO/IR) com apontador de mira a laser, pacote de comunicações seguras e enlace de dados, além de inigualável capacidade de armamentos, o que o torna altamente eficaz e com excelente relação custo-benefício.

O A-29 Super Tucano é fruto de projeto desenvolvido de acordo com as rigorosas exigências da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais de 150 aviões já entregues, é totalmente compatível com as operações de combate em ambientes complexos. Além da reforçada estrutura para operações em pistas não pavimentadas, o avião conta com avançados sistemas de navegação e pontaria de armas, o que lhe garante alta precisão e confiabilidade, utilizando tanto armamento convencional como inteligente, mesmo sob condições extremas. O avião requer apoio logístico mínimo para operações contínuas. O A-29 Super Tucano está em operação em seis forças aéreas, executando com sucesso missões de treinamento avançado, vigilância de fronteiras, ataque leve e contra-insurgência.

SOBRE A EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA

A “Embraer Defesa e Segurança” é uma unidade de negócios da Embraer S.A. e conta com mais de 40 anos de experiência. Com presença crescente no mercado global, cumpre papel estratégico no sistema de defesa do Brasil, fornecendo mais de 70% da frota de asa fixa da Força Aérea Brasileira (FAB).

[OBS deste blog 'democracia&política': na foto, alguns tipos dos muitos aviões militares da FAB de produção (ou modernização, no caso do F-5M) da Embraer. Há outros que não estão na foto, como o Tucano, o Bandeirante, o Brasília, o Universal etc. A FAB investiu pesadamente na criação, capacitação industrial e tecnológica, desenvolvimento e crescimento da produção da EMBRAER, tornando-se, como corolário, dela dependente]

O portfólio de produtos da Embraer Defesa e Segurança inclui aviões militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não-tripulados (VANT) e avançados sistemas de informação e comunicação, como as aplicações de “Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento” (C4ISR). Os aviões e as soluções militares da Embraer estão presentes em 48 países, servindo a mais de 50 forças armadas. A linha de aeronaves militares da “Embraer Defesa e Segurança” inclui o Super Tucano, turboélice de treinamento avançado e ataque leve; a família de jatos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), baseada na bem-sucedida e comprovada plataforma do jato regional ERJ 145; jatos comerciais e executivos customizados para o transporte de autoridades governamentais; o jato de transporte militar e reabastecimento KC-390, atualmente em desenvolvimento; modernização de aviões para as forças armadas; soluções logísticas integradas para clientes; e o TOSS (Training and Operation Support System), avançado sistema de treinamento e suporte à operação.

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/fidae2012/noticia/5345/EMBRAER-DS---Anuncia-Vendas-do-Super-Tucano-na-Africa-no-valor-de-USD-180-Milhoes) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: