terça-feira, 27 de março de 2012

“PRONACAMPO” VAI MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NA ÁREA RURAL, afirma presidenta Dilma


“A presidenta Dilma Rousseff afirmou segunda-feira (26), no programa de rádio ‘Café com a Presidenta’, que o ‘Programa Nacional de Educação no Campo’ (PRONACAMPO) vai gerar mais qualidade de vida e mais oportunidades para a população rural.

“Mais qualidade de vida e mais oportunidades para quem vive nas áreas rurais. No lançamento do PRONACAMPO, lá no Palácio do Planalto, eu me lembrei de um pequeno agricultor que visitei durante a campanha, perto de Brasília. Ele queria, e me disse, que o filho se tornasse agricultor universitário. A história me emocionou muito, sabe por que, Luciano? Porque ela representa bem os sonhos de quem é pai e mãe e vive no campo. Quer que o seu filho estude, que ele se transforme em um agrônomo, em um veterinário sem que ele precise ir embora para a cidade, abandonar a sua família ou a tradição de produtor rural”, disse.

Segundo Dilma, o PRONACAMPO é estratégico para transformar o Brasil em nação desenvolvida, ao garantir educação às novas gerações.

“O PRONACAMPO faz parte do nosso esforço de garantir oportunidades para que, sobretudo, as novas gerações possam estudar, se desenvolver e transformar este país em grande nação”.

A presidenta Dilma afirmou que, com investimento de R$ 1,8 bilhão por ano, o PRONACAMPO vai oferecer aos estudantes das áreas rurais material didático relacionado à realidade do campo.

“Uma das nossas ações será oferecer material didático com conteúdo diferenciado para as escolas rurais. A partir do ano que vem, os temas dos livros didáticos dessas escolas estarão relacionados com a realidade das pessoas que vivem no campo e, também, das comunidades quilombolas, valorizando os saberes da terra e o conhecimento de quem vive na área rural”.

Outra meta do PRONACAMPO, de acordo com a presidenta Dilma, é resolver o problema do transporte dos estudantes nas áreas rurais.

“Esse é um desafio para melhorar a educação no campo, porque as distâncias entre a casa e a escola podem ser grandes, e lá não há transporte coletivo acessível como ocorre nas cidades. É por isso que o governo federal vai entregar mais 8 mil ônibus e 2 mil lanchas para o transporte escolar, além de distribuir 180 mil bicicletas e capacetes para as crianças e os jovens do campo”.

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/pronacampo-vai-melhorar-a-qualidade-de-vida-na-area-rural-afirma-presidenta-dilma/).

Nenhum comentário: